Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba bem-cuidada

Santa Felicidade tem ruas revitalizadas com asfalto novo

Revitalização da Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Quatro intervenções para correção geométrica em ruas dos bairros Vista Alegre e Butiatuvinha estão entre os destaques do programa Asfalto Novo, que a Prefeitura está levando para as ruas da Regional Santa Felicidade. Planejada para toda a cidade, a ação é marca da gestão Rafael Greca, iniciada em 2017. A revitalização de mais de 3 quilômetros da Avenida Manoel Ribas é outro exemplo.

Só na Regional Santa Felicidade, até fevereiro deste ano, são 54,5 quilômetros de asfalto implantados e em fase de obras, ao longo de 145 trechos de vias dos 12 bairros que formam o seu território. Nessa conta estão somados os projetos de correção do traçado de ruas.

Traçados corrigidos, ruas lisas

Entre outras ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), já foram entregues a correção geométrica da Rua Orlando Peruci, no Butiatuvinha, e da Antônio Grade, no Vista Alegre. Além de servir à população que trafega pelo local, a primeira tornou possível a parada de ônibus na frente da unidade local da Apae, destinada a pessoas com deficiência.

O Butiatuvinha soma 3,2 quilômetros de asfalto novo em 14 trechos de ruas, enquanto o Vista Alegre recebeu 4,6 quilômetros da benfeitoria em outros 15 trechos. Porém, a maior extensão implantada fica no bairro Santa Felicidade, que já soma 13,4 quilômetros instalados da benfeitoria. Responde pelo resultado, em grande parte, a revitalização da Avenida Manoel Ribas.

A Avenida Manoel Ribas cruza os bairros Mercês, Cascatinha, Santa Felicidade e Butiatuvinha e é roteiro de nove linhas de ônibus, entre alimentadores e metropolitanos, além de levar ao polo gastronômico do bairro de origem italiana. São 3,2 quilômetros de via com asfalto revitalizado em duas etapas, entre a Rua Madre Clélia Merloni e o Contorno Norte, na PR-418.   

Despedida do saibro

Outra intervenção importante para os moradores dos 12 bairros da Regional foi a troca do velho revestimento primário, o saibro, pelo asfalto. Com o asfalto veio a infraestrutura de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio para escoamento da água da chuva.

“Os moradores ganham em qualidade de vida e na valorização dos imóveis”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

Já são 9,5 quilômetros de vias nessas condições, cujos moradores se livraram do pó e da lama que sujava a casa, as roupas e os sapatos de quem mora nelas. A benfeitoria foi levada a 43 ruas, como a Jorge Dall'igna, no bairro Santo Inácio. 

“Aqui era terrível. A sujeita de poeira e lama me fazia deixar a casa sempre fechada. Meu carro, que é branco, não permanecia limpo por muito tempo. Com a obra ficou 100% melhor. Até me animei a pintar a casa”, contou Carlos Roberto Paes, morador do local.

Em toda Curitiba

Desde 2017, o programa Asfalto Novo soma 1.693 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.443 ruas da cidade. Algumas tiveram mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de Asfalto Novo é de 825.689 metros em toda a cidade.

Ruas com unidades de saúde e escolas, que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo, além das escolhidas pela população pelo 156 e por meio da consulta pública Fala Curitiba são prioridade para o Programa Asfalto Novo.

Em alta