Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Renovação

Samu de Curitiba recebe ambulância e veículo de intervenção rápida

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, entregaram ao Samu uma ambulância e uma VIR (viatura de intervenção rápida, utilizada quando o médico precisa acessar rapidamente o local de algum acidente). Curitiba, 21/07/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, entregaram ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) uma ambulância e uma VIR (viatura de intervenção rápida, utilizada quando o médico precisa acessar rapidamente o local de algum acidente). A cerimônia foi realizada no estacionamento da Prefeitura de Curitiba, nesta sexta-feira (21/7).

Os veículos foram repassados pelo Governo do Estado ao município, com intermediação da deputada estadual Márcia Huçulak, a partir de um termo de cessão de uso.

“Às portas da Prefeitura, nós recebemos uma ambulância e um veículo de intervenção rápida para o Samu. Isso é oferta do Governo do Paraná. Com esses equipamentos nós poderemos chegar mais rapidamente em situações de urgência e emergência nas ruas de Curitiba”, afirmou o prefeito.

“Todas as vidas importam e todas as vidas são valorizadas pelo sistema de saúde, pelo SUS curitibano, pelo SUS paranaense. Viva a Saúde”, completou Greca, em seu discurso.

O Samu

A Central 192 do Samu recebe em média 1.150 ligações por dia. Considerando os atendimentos em que há despacho de ambulância, são em média:

  • 435 atendimentos diários.
  • 345 deslocamentos de ambulância de suporte básico.
  • 76 deslocamentos de pacientes de maior gravidade, nas ambulâncias de suporte avançado.
  • Outros 14 por outros meios, incluindo transporte aeromédico.

 

Balanço

A nova ambulância se soma a outras 35 recebidas pelo município desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, em 2017 – sendo nove repassadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 26 pelo Ministério da Saúde.

Os veículos vêm sendo utilizados para a renovação completa e constante da frota do Samu. “Como as ambulâncias do Samu rodam muito, exigem muita manutenção e precisam estar sempre sendo renovadas, trocadas”, explica a secretária.

Atualmente, a frota do Samu conta com 30 ambulâncias, sendo 26 da frota operacional e 4 reservas. Os veículos mais antigos, não utilizados como frota do Samu, podem ganhar outras destinações, como transporte sanitário de pacientes.

Presenças

Participaram do evento o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o diretor-geral de Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná, César Neves; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; a supervisora do distrito sanitário da Matriz, Gisele Jarek Túlio; o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal da Saúde, Pedro Almeida; o diretor das Unidades Próprias da Sesa, Guilherme Graziani; e os vereadores Bruno Pessuti, Mauro Bobato e Serginho do Posto.