Prestar atendimento de excelência nas nove Ruas da Cidadania de Curitiba e na Administração Regional da CIC é uma das metas da gestão do prefeito Eduardo Pimentel. Esses espaços da Prefeitura nos bairros são coordenados pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e oferecem uma gama de serviços importantes para a comunidade.
Após o período de recesso do fim do ano, o atendimento voltou a funcionar regularmente.
“A filosofia das Ruas da Cidadania permanece fiel desde a fundação da primeira delas, em 1995, no Boqueirão, e o avanço dos serviços prestados nesses endereços está entre as metas do prefeito Eduardo Pimentel, com atendimento eficiente e ágil às pessoas perto de suas casas”, destacou o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.
Soluções práticas
Nas Ruas da Cidadania estão disponíveis serviços importantes garantidos pelo município e outros órgãos públicos, como os Espaços Empreendedor, agências da Cohab, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), os postos da Urbs, Sanepar e Copel e os núcleos regionais de secretarias
Os usuários podem resolver questões de urbanismo, habitação, esporte e lazer e ainda resolver pendências do dia a dia, como pagamento de tributos, cadastros em programa sociais e para reposicionamento profissional, produção de documentos.
Eliel Godoy Faria, morador do bairro Hauer, costuma frequentar a Rua da Cidadania do Boqueirão para resolver rapidamente questões burocráticas e participar de eventos sociais e de lazer. “Acho primordial o espaço de atendimento na Rua da Cidadania, principalmente porque facilita a vida das pessoas que não moram no Centro”, disse.
Na manhã desta terça-feira (7/1), Faria visitou o Espaço do Cidadão para buscar informações e verificar a possibilidade de se inscrever em uma atividade física promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude na Rua da Cidadania Boqueirão.
Qualidade no atendimento
O líder comunitário da CIC Andrei Francioli destaca a qualidade do atendimento na Administração Regional, espaço onde são atendidas as demandas da comunidade até a inauguração da Rua da Cidadania da regional, que está em obras.
“Na Administração Regional CIC sempre fui muito bem-atendido pelos setores que eu mais procuro, nos assuntos comunitários, no Núcleo Regional de Educação e na área da saúde. Todos nos dão apoio e ajuda necessários para que, assim, possamos auxiliar nossa comunidade de forma mais ágil e com qualidade."
Francioli, que trabalha na área de segurança eletrônica, aguarda ansioso a conclusão das obras da nova Rua da Cidadania CIC e acredita na manutenção da qualidade dos serviços públicos oferecidos à comunidade quando o espaço for aberto.
Maiores demandas
Os serviços nas Ruas da Cidadania são relevantes e variados. No ano passado, os órgãos responsáveis pelos serviços mais demandados foram Urbs, Smelj, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação (criação de MEI), Secretaria Municipal da Educação, FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), Secretaria do Governo Municipal (Espaço Cidadão), Secretaria Municipal do Urbanismo (para consulta de alvará e Certificado de Vistoria e Conclusão de Obras), Instituto de Identificação (RG e informações gerais, como atestado de antecedentes criminais), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Sacolões e Armazéns da Família).
Acessados por meio dos núcleos regionais das secretarias e coordenados pelas Administrações Regionais do município, os atendimentos são feitos por agendamento prévio na internet ou de modo presencial. Clique Aqui e faça o agendamento online dos serviços das Ruas da Cidadania.
A estrutura
Abaixo, você encontra os links com o detalhamento do funcionamento das Ruas da Cidadania e os serviços oferecidos e os nomes dos novos administradores regionais.
Bairro Novo: Veridiana Maranho
Boa Vista: Reinaldo Boaron, o Bracatinga
Boqueirão: José Antonio de Melo Filho
Cajuru: Agostinho Creplive Filho
CIC: Rudimar Fedrigo
Fazendinha/Portão: Rodrigo Reis
Matriz: Ariane Regis Silva
Pinheirinho: Janaina Lopes Gehr
Santa Felicidade: José Dirceu de Matos Filho
Tatuquara: Marcelo Ferraz Cesar
Armazéns e Sacolões da Família
Nos Armazéns, é possível comprar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal a preços, em média, 30% mais baixos que nos demais mercados. Veja NESTE LINK se você pode comprar e como se cadastrar. Nos Sacolões da Família, que ofertam frutas e hortaliças de boa qualidade a preço único e mais baixo que no varejo, não é preciso fazer cadastro.
Postos da Urbs
Os postos da Urbs nas Ruas da Cidadania, com exceção da Regional CIC, funcionam de segunda a sexta, das 10h às 16h, para todos os serviços relacionados ao cartão-transporte. É necessário agendar o atendimento pelo site da Urbs no link.
Presenciais
As Administrações Regionais prestam atendimento presencial sem agendamento. Também recebem pedidos e demandas encaminhadas diretamente pela população, em especial referentes à Zeladoria Urbana. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Tributos
Os serviços referentes a ISS e IPTU podem ser solicitados presencialmente nos núcleos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão das Ruas da Cidadania, sem a necessidade de agendamento, de segunda-feira a sexta-feira, . Os núcleos regionais da secretaria nas Ruas da Cidadania atendem o público das 8h às 17h. Na sede da Prefeitura, no Centro Cívico, os serviços referentes a tributos municipais podem ser acessados com ou sem agendamento, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda
A Fundação de Ação Social (FAS) atende nos núcleos regionais de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Cada núcleo faz a gestão territorial de todos os serviços prestados, bem como dos equipamentos sociais que executam os serviços, como Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Liceus de Ofício, Agências do Sine, entre outros, inclusive os serviços realizados por instituições parceiras.
Atendimento Social e Cadastro Único
O acesso de pessoas em vulnerabilidade social ao atendimento técnico, subsídio alimentar, doações de roupas, calçados e móveis, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, inclusão em programas dos governos federal, estadual e municipal, como o Bolsa Família, e a inscrição ou atualização do Cadastro Único podem ser solicitados nos 39 Cras existentes em Curitiba. Nos Cras das Ruas da Cidadania, o atendimento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com exceção das Ruas da Cidadania Boqueirão, Santa Felicidade e Pinheirinho, que atendem das 8h às 18h. Os interessados podem procurar diretamente o atendimento presencial nos locais, mas recomenda-se agendamento prévio pelos telefones dos Cras, que podem ser conferidos aqui.
Liceus de Ofícios
Curitiba tem dez Liceus de Ofícios funcionando nas Ruas da Cidadania e outros três espaços do gênero nos Liceus Cândido Portinari (CIC), Uberaba (Cajuru) e Santa Rita (Tatuquara). O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta–feira.
Conselhos Tutelares
Responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares têm atendimento presencial nas Ruas da Cidadania da Regional Boa Vista, Boqueirão, Portão e Santa Felicidade. Nas outras regionais, o atendimento acontece em outros espaços próprios. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h em todas as unidades do Conselho Tutelar, com os endereços e telefones disponíveis aqui.
Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) possui 11 agências municipais – em todas as Ruas da Cidadania e na Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência - para atendimento à população em busca de vagas de emprego, cadastro de currículo e ou seguro-desemprego. É preciso agendamento prévio, que pode ser feito presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pela Agenda Online e pelo aplicativo Sine Fácil, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativo.
Espaço Empreendedor
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação oferta serviços gratuitos para o Microempreendedor Individual (MEI) nos Espaços Empreendedor. É possível obter orientações sobre como formalizar seu negócio, buscar a capacitação para gerir um empreendimento e ainda assessoria e consultoria empresarial. Entre os serviços prestados, estão o suporte para formalização do MEI, consulta prévia de localização, emissão de boletos DAS. Os atendimentos presenciais são feitos com agendamento pelo Curitiba App ou pela Agenda Online. Os nove Espaços Empreendedor atendem de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h. Confira os endereços aqui.
Fundação Cultural
Os núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba prestam atendimento, de segunda à sexta-feira, nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC.
Confira abaixo cada módulo de atendimento, com horários, dias e locais.
Núcleo FCC Bairro Novo
Telefone: 3221-2823
Horário: 8h às 18h
Núcleo FCC Boa Vista
Telefone: 3313-5688 3313-5685
Horário: 8h às 21h
Núcleo FCC Boqueirão
Telefone: 3313-5515
Horário: 8h30 às 12h 13h30 às 18h
Núcleo FCC Cajuru
Telefone: 3313-5421
Horário: 8h às 12h 13h às 17h
Administrativo
Telefone: 221-2410
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h30
Casa da Leitura Hilda - Biblioteca
Telefone: 3221-2439
Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 17h30
Núcleo FCC CIC
Telefone: 3221-2876
Horário: 8h às 17h
Núcleo Fazendinha/Portão
Contato: 3350-3765
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Núcleo Matriz
Contato: 3313-5817
Núcleo Pinheirinho
Contato: 3313-5420 3313-5421
Horário: 08h30 às 12h das 13h às 18h
Núcleo Santa Felicidade
Contato: 3221-2517 3221-2516
Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Casa da Leitura
Contato: 3221-2515
Horário: 8h30 às 12h e das 13h às 17h
Núcleo FCC Tatuquara
Contato: 3221-2605
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
Casa da Leitura
Contato: 3221-2633
Horário: 8h às 12h - 13h às 17h
Educação
Os núcleos regionais prestam atendimento nas Ruas da Cidadania, das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. Consulte telefones e endereços aqui.
Esporte e Lazer
Os núcleos da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude nas Ruas da Cidadania funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com atendimento presencial da população e atendendo pedidos de informação, com dicas e orientações sobre atividades físicas. Confira os locais e endereços aqui.
Urbanismo
Grande parte dos serviços da secretaria foram automatizados e estão disponíveis neste link. Ainda assim, os núcleos regionais atendem por meio remoto com solicitação feita por e-mail (confira endereços eletrônicos) e presencialmente com agendamento no link.
Cohab
As agências de atendimento da Companhia de Habitação Popular de Curitiba das Ruas da Cidadania funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo necessário fazer o agendamento prévio pelo Alô Cohab nos telefones 0800-0413233 e 41.3221-8133. A Rua da Cidadania de Santa Felicidade atualmente não tem atendimento da Cohab, mas os interessados podem solicitar os serviços em outras Ruas da Cidadania.
Sanepar
O atendimento nas centrais de relacionamento das Ruas da Cidadania, com exceção da CIC, não necessita de agendamento prévio e acontece por ordem de chegada em cada local. Os endereços e telefones podem ser consultados aqui.
Copel
O atendimento é realizado nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Fazendinha e Santa Felicidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e na Smart Copel (Rua Gustavo Schier, 50 - Novo Mundo), das 8h às 16h. Não é necessário agendamento e os endereços e telefones podem ser conferidos aqui.
Junta Militar
O atendimento é realizado na Rua da Cidadania Boqueirão, das 8h às 17horas. O telefones de contato são: 3313-5509 3313-5510 8h às 17h. Para mais informações, Clique Aqui.
Instituto de Identificação do Paraná (IIPR)
Os atendimentos são feitos nas Ruas da Cidadania de Curitiba, porém na Regional Matriz acontece na sede própria do Instituto (Rua Pedro Ivo, 386 - Centro). É obrigatório agendamento prévio pelo site oficial para escolher o horário, o local e confirmar o endereço do posto onde deseja ser atendido. O atendimento é prioritário para pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência, que não precisam agendar atendimento.