Os moradores de Curitiba e das cidades da região metropolitana vão poder participar do City Nature Challenge 2024, o Desafio da Natureza na Cidade. O desafio é mundial e o objetivo é fazer as pessoas explorarem a biodiversidade onde vivem e registrarem com fotos e áudios. O City Nature Challenge vai acontecer entre os dias 26 e 29 de abril.
Para participar do desafio, os interessados, moradores, estudantes, crianças, devem baixar o aplicativo iNaturalist nos seus celulares ou dispositivos móveis. Durante os dias do evento, os participantes devem tirar fotos ou gravar sons das espécies da biodiversidade encontradas na cidade, mantendo a localização ativada para registrar onde foi feita a observação.
As fotos devem ser cadastradas pela plataforma na aba da cidade de Curitiba.
O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, explica que o objetivo do desafio é conectar-se com a natureza. “A ideia é fazer as pessoas aprenderem mais sobre a biodiversidade da região e contribuírem para sua conservação”, afirmou Evaristo.
Museu
As escolas que vão participar da visita orientada do Museu de História Natural Capão da Imbuia e o público em geral de visitantes serão convidados a participar do desafio e registrar fotos e sons da natureza diretamente no bosque do Museu durante os dias do evento.
Histórico
O evento foi criado por pesquisadoras do Museu de Los Angeles de História Natural e da Academia de Ciências da Califórnia. Trata-se de uma competição internacional para o registro do maior número de plantas e animais em cada cidade participante.
Como participar
1) Ande por aí e perceba a biodiversidade da cidade.
2) Fotografe as descobertas – podem ser plantas, árvores, flores, musgos, fungos, aves, mamíferos, répteis, peixes, moluscos - com o smartphone ou com câmera digital.
3) Anote os locais das fotografias.
4) Faça o upload das imagens na plataforma, na aba destinada à Curitiba ou pelo aplicativo iNaturalist (baixe pelo Google Play ou AppStore), durante os dias do evento.
5) Enquanto espera o resultado, contemple a contribuição dos outros moradores da cidade.