A Emprega Senai da Construção, feira de empregos promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção no Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), levou dezenas de trabalhadores à Regional CIC, na manhã desta terça-feira (26/9).
O processo seletivo acontece ao lado do terminal de ônibus do bairro e vai até esta quarta-feira (27/9), das 9h às 16h, com o objetivo de promover a conquista de empregos e a qualificação profissional.
Há oito meses em Curitiba, o amazonense Paulo Moisés Farias de Paiva, 66 anos, chegou cedo para cadastrar o currículo. Mestre de obras, ele está desempregado há cinco meses e busca uma nova colocação no mercado de trabalho.
Além da experiência profissional, Paulo contou que tem cursos de elétrica e de relações interpessoais, que ajuda no trabalho em equipe. “Neste momento faço um curso na área de energia solar. Tenho conhecimento, mas acredito que o que está me dificultando conseguir uma nova vaga seja a minha idade”, comentou.
Desempregada há pouco mais de uma semana, Rosana Gehrke Lima, 44 anos, não perdeu tempo e também se cadastrou para concorrer a uma vaga. “Eu levei meu filho para a escola e decidi parar para ver qual era essa movimentação”, contou. Rosana gostou da ideia de ter vários serviços voltados para o trabalhador na região onde mora.
A Emprega Senai da Construção, que tem o apoio da Prefeitura de Curitiba, terá mais duas etapas, nas regionais Boqueirão e Boa Vista, em outubro e novembro, respectivamente.
Segundo levantamento realizado pelo Sinduscon-PR, até o fim deste ano a indústria da construção deve gerar na capital aproximadamente 1.000 vagas de emprego formal, com carteira assinada e todos os benefícios.
Orientação
A van Emprega Senai está no local com equipes do Sistema Fiep para prestar orientações sobre como efetuar o cadastro na plataforma Emprega Senai - que conecta os interessados às vagas disponíveis na indústria, além de apresentar os cursos técnicos gratuitos para homens e mulheres e fazer com as inscrições dos interessados em se qualificar para conquistar as melhores vagas.
O 2º vice-presidente Financeiro do Sinduscon, Ricardo Kitamura, explicou que a construção civil tem um importante papel na geração de empregos no Paraná. “Este ano o PIB da construção cresceu 1,5% e, além disso, o número de alvarás liberados em Curitiba sinalizam expansão de 35% em área licenciada. Isso indica maior volume de obras futuras, especialmente para o final do segundo semestre e começo de 2024.”
Juliana Maia, coordenadora de Educação e Negócio no Sistema Fiep, disse que a Emprega Senai da Construção será uma grande oportunidade para os trabalhadores. “Nosso papel aqui é conectar as oportunidades de vagas de emprego com as pessoas que buscam uma colocação no mercado de trabalho.”
Ela destacou ainda a oferta de cursos gratuitos para a população nas áreas de elétrica, interpretação de projetos, modelagem 3D, manutenção de sistemas hidráulicos e sistemas elétricos prediais.
Parceiros
A diretora de Qualificação e Relações de Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), Melissa Cristina Alves Ferreira, explica que a Prefeitura está presente na ação para divulgar os programas e serviços que oferta para a população na área do trabalho. Em seu micro-ônibus adaptado, a Urbs presta orientações sobre serviços relacionados ao transporte coletivo, como o cartão transporte.
A Prefeitura, por meio da Administração Regional CIC, oferece ainda a infraestrutura e apoio de servidores para o evento.
Parceiro também da ação, o Serviço Social do Sinduscon-PR (Seconci-PR) realiza testes rápidos na área da saúde e apresenta ao público os serviços prestados nas áreas médica e odontológica sem custo para trabalhadores de construtoras associadas.