Curitiba, uma cidade reconhecida por suas iniciativas inovadoras, desde 2017 tem se destacado pelo zelo por uma alimentação saudável e acessível a todos os cidadãos. Uma dessas iniciativas é o programa dos Sacolões da Família, que há 26 anos tem fornecido frutas, legumes e verduras de qualidade a preços acessíveis.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), esse programa é um verdadeiro aliado na busca por uma alimentação balanceada em meio aos desafios enfrentados pelas famílias devido aos preços elevados dos alimentos.
Oferta de Alimentos Frescos a Preços Acessíveis
Com 11 pontos distribuídos pela cidade, os Sacolões têm suprido regiões com pouco comércio, conhecidas como "vazios urbanos", oferecendo uma ampla variedade de produtos.
Todo mês são vendidas cerca de 1.590 toneladas de frutas, verduras e legumes para aproximadamente 153 mil pessoas pelo preço máximo de R$ 3,99 o quilo. O programa da Prefeitura é responsável também por incentivar a população a trocar alimentos ultraprocessados por “in natura”, mais saudáveis.
O prefeito Rafael Greca destaca a importância desses estabelecimentos para a capital paranaense, afirmando que os Sacolões da Família não apenas fornecem alimentos de qualidade a preços acessíveis, mas também são fundamentais para a política de segurança alimentar da Prefeitura.
"Consagrado pelos curitibanos, o Sacolão da Família é ponto de referência para a alimentação saudável, de qualidade e a preços mais baixos que no varejo, além de ser um dos pilares da política de segurança alimentar da Prefeitura", enfatiza o prefeito.
Diferentemente de outros programas que exigem cadastro prévio e renda máxima, como os Armazéns da Família, os Sacolões da Família são abertos a toda a população, sem necessidade de inscrição. Isso os torna mais inclusivos e acessíveis a todos os cidadãos de Curitiba, promovendo uma alimentação saudável para uma parcela ainda maior da população.
De acordo com o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, além de fornecer alimentos frescos a preços acessíveis, os Sacolões da Família também desempenham um papel importante como reguladores de preços nas regiões onde estão localizados. “Ao trabalharem com valores mais acessíveis, os Sacolões da Família incentivam a revisão das margens de lucro e dos preços dos produtos pelos comércios locais, beneficiando toda a população”, afirma Gusi.
Aprovado pela população
A pensionista Lídia Romeiro, 78 anos, afirma que toda semana faz compras no Sacolão. “Somos cinco pessoas em casa e o Sacolão nos ajuda muito. Faço compras uma ou até duas vezes por semana, a qualidade é excelente”, diz ela.
Já para a dona de casa Carolina Nunes Dias Pinheiro, 30 anos, o Sacolão é uma ótima opção de alimentos saudáveis para as crianças.
“Com criança pequena em casa a nossa preocupação é poder alimentá-las bem e de forma saudável. Aqui eu consigo comprar frutas e verduras por um preço melhor”, afirma Carolina.
A costureira Sirlei Bueno dos Santos, 55 anos, é a responsável pela compra da comida de casa. “Moro aqui perto então faço sempre que posso as compras aqui. Quando se tem qualidade de produtos alinhada a bom preço é bastante vantajoso pra nós”, salienta.
Melhorias
Ao longo dos anos, os Sacolões da Família têm passado por melhorias e expansões, como a inauguração de novos pontos de venda e a implementação de sistemas de integração temporal nos terminais de ônibus. Essas iniciativas demonstram o compromisso contínuo da Prefeitura em tornar o programa ainda mais eficiente e acessível para todos os curitibanos.
Confira algumas das ações:
- 2019: Inauguração do Sacolão do Família Praça Rui Barbosa
- 2022: Sacolão da Família Santa Cândida se tornou referência na comercialização de produtos da agricultura familiar. Por meio dos programas de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole) e de Desenvolvimento Agroalimentar da Região Metropolitana de Curitiba (Prodam), agricultores familiares de 51 cooperativas da RMC vinculadas a Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (Fecafes) têm a oportunidade de abertura de comércio na capital.
- 2023: Execução de pintura em todos os Sacolões da Família. Reinauguração do Sacolão da Família Santa Efigênia, onde foi realizado pintura interna e externa e revitalização do piso e da parte elétrica. Implantação do sistema de integração temporal para acesso aos Sacolões da Família nos terminais de ônibus Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão.