Nesta sexta-feira (22/11), o programa Sacolão da Família celebra 27 anos oferecendo frutas, verduras e legumes frescos a preços acessíveis para cerca de 153 mil curitibanos por mês. Com 11 unidades espalhadas pela cidade, os produtos são vendidos pelo preço máximo de R$ 3,99 o quilo, contribuindo para a segurança alimentar e o orçamento das famílias.
“Consagrado pelos curitibanos, o Sacolão da Família é referência de alimentação saudável, com qualidade e preços mais baixos que o varejo, além de ser um dos pilares da política de segurança alimentar da Prefeitura”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Aberto a todos
Diferentemente dos Armazéns da Família, que exigem cadastro e critérios de renda, os Sacolões são abertos a toda a população, sem necessidade de registro.
O programa se destaca pelo fornecimento de hortifrútis de qualidade, com preços no mínimo 30% menores do que os praticados no varejo tradicional. Além disso, atende regiões menos favorecidas em opções comerciais, os chamados “vazios urbanos”.
Oferta garantida o ano inteiro
Os Sacolões da Família mantêm uma pauta mínima de alimentos, ajustada conforme a estação do ano: 23 itens no outono-inverno e 30 na primavera-verão. Isso garante a oferta regular de alimentos ao longo do ano.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, ressalta outro impacto positivo no entorno das unidades. “Como os sacolões trabalham com valores mais acessíveis, o comércio local é incentivado a rever suas margens, o que beneficia diretamente a população”, explica Gusi.