Asfalto de boa qualidade, com sinalização bem visível para quem circula pela rua, a pé ou motorizado. Essa é a nova realidade da Rua Bôrtolo Pelanda, no bairro Umbará, que recentemente passou por uma requalificação completa.
A intervenção foi coordenada e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Nos últimos sete anos, as ruas da Regional Bairro Novo, formada pelos bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho e habitada por 170.655 habitantes, segundo estimativa IBGE/Ippuc de 2020, receberam 51,4 km de asfalto novo.
Adeus, lama e poeira
Desse total, 15,8 km de asfalto foram destinados a ruas de saibro. Lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2018, o programa Asfalto no Saibro leva asfalto às ruas de pavimento primário, além de infraestrutura de drenagem com a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
“Atingimos a marca de mais de 1.000 km de asfalto na cidade, tornando a vida das pessoas cada vez melhor. Aos poucos, todos os bairros de Curitiba vão ganhando asfalto novo e a nossa cidade vai melhorando”, disse Greca.
Para o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, as ações são um exemplo de como a Prefeitura zela pela cidade.
“A execução eficiente e cuidadosa das manutenções do asfalto por toda a cidade estão trazendo melhoria na infraestrutura viária, mas sobretudo um impacto positivo no bem-estar e na mobilidade dos cidadãos”, disse o secretário.
Pavimento de qualidade
No caso da Rua Bôrtolo Pelanda, importante ligação do bairro Umbará com as cidades de Fazenda Rio Grande e Mandirituba, a intervenção foi realizada numa extensão de 953m.
As equipes de trabalhadores refizeram o pavimento da via e reconstruíram as lombadas e as faixas de sinalização foram repintadas o que faz toda a diferença para motoristas e pedestres.
Este trabalho é retribuído pela satisfação dos moradores com a nova realidade. É o caso da dona Sirlei Joay, 70 anos, uma antiga moradora da Rua Bôrtolo Pelanda.
“A rua ficou muito boa. Estava cheia de buracos por causa do trânsito intenso de caminhões. Mas agora ficou excelente”, comentou dona Sirlei.
Casa de madeira com belo jardim
Dona Sirley é uma antiga moradora do bairro. A casa onde vive tem cerca de 80 anos de existência. De longe dá para ver a simpática casa de madeira amarela, muito bem conservada. “Está precisando de uma pintura”, ressalva dona Sirlei.
Mas é no jardim que enfeita a frente da residência que ela demonstra todo o zelo pelo local onde mora. Em canteiros coloridos e muito bem cuidados é possível encontrar roseiras, azaleias, palmas, gladíolos, pés de mini flamboyant e Palmeira do Chile e até árvores frutíferas como goiabeira e jabuticabeira.
Mesmo assim ela pede desculpas pelo “mau estado” do jardim. “Peço desculpas porque não está muito bonito. A chuvarada impediu de cuidar das plantas. Agora que estou conseguindo fazer alguma coisa”, diz.
Quem também está contente com o asfalto novo na rua é o casal Ana Célia Ribeiro e Marco Antônio da Silva.
“O asfalto novo ficou muito bom. A rua tinha muitos problemas devido ao trânsito intenso, mas agora foi tudo resolvido”, comemorou Marco Antônio, que veio do estado do Pará para morar em Curitiba. “Estou gostando muito de Curitiba. Aqui tem mais oportunidade de trabalho”, comentou.
Rua Ourizona requalificada
Outra artéria importante da região que recebeu melhorias no pavimento foi a Rua Ourizona. A via forma uma binário com a Rua Aurora e faz a ligação com o Alto Boqueirão.
“Melhorou bastante com o asfalto novo. Por aqui passam linhas de ônibus, como as linhas Bairro Novo, Sítio Cercado (horário) e Bairro Novo A. É muito importante para os moradores”, afirmou Claudenice Barbarine Martins, proprietária da Barbarini Boutique.
A única ressalva que ela faz é sobre o abuso de velocidade de alguns motoristas. “Vamos buscar com os vizinhos através do 156 formas de reduzir a velocidade”, citou.
A moradora ciclista Joelma Rosa, 44 anos, também aprovou a melhoria na Rua Ourizona e disse que sempre faz o trajeto para levar a trazer a filha à Escola Estadual Guido Arzua. "O asfalto novo ficou muito bom", disse ela, que agora espera que a rua seja contemplada com ciclovia e calçadas.
Asfalto + Caminhar Melhor
As ações de melhoria da malha viária da região são constantes. Só este ano a Prefeitura levou asfalto novo para 15 ruas e outras 12 estão em andamento. Uma delas é a Rua David Towns, que recebe requalificação numa extensão de 1,7 km, no trecho entre a José Bassa e a Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado.
A via corta as regionais Boqueirão e Bairro Novo e recebe o fluxo de veículos que acessam Curitiba pela região Sul.
Além do asfalto novo, a David Towns também vai receber novas calçadas planas e acessíveis que integram o programa Caminhar Melhor. Serão 3.400 metros de calçadas nos dois lados da via, com implantação de cruzamento elevado, manutenção do asfalto em 1.360 metros, correção geométrica, acessibilidade e iluminação.
Destaques do programa Asfalto Novo
• Mais de 1000 km alcançados (1.000,217m);
• Distância equivale à extensão de uma viagem entre a capital do Paraná até Goiânia, em Goiás;
• 2.046 obras de pavimentação já executadas ou em andamento;
• 1.722 ruas contempladas, sendo 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 103 em andamento (90.639 metros);
• O maior volume de obras (91%) acontece em bairros afastados do Centro.
Ações em 2023
• Mais de 443 ações
• 202 mil metros executados (média diária de 830 metros por dia útil)
• Média de quase duas ruas asfaltadas por dia
Ruas requalificadas na Regional Bairro Novo em 2023:
Rua Mandirituba - 464m - Sítio Cercado
Rua João Socha – 350m - Sítio Cercado
Rua Sertaneja – 778m - Sítio Cercado
Rua Pinhalão – 384m - Sítio Cercado
Rua Mandaguaçu 373m - Sítio Cercado
Rua Ourizona - 1.081m - Sítio Cercado
Rua Bortolo Pelanda - 1.991m – Umbará
Rua Deputado Pinheiro Júnior – 404m Umbará
Estrada do Ganchinho - 800m – Ganchinho
Rua Pedro Picussa – 310m – Umbará
Rua José Ferreira da Rocha – 260m - Sítio Cercado
Rua Campina Grande do Sul – 288m - Sítio Cercado
Rua Piraquara – 289m - Sítio Cercado
Ruas com requalificações em andamento na Regional Bairro Novo:
Rua Realeza – 512m - Sítio Cercado
Rua Itaguajé – 239m - Sítio Cercado
Rua Doutor Lauro Gentio Portugal Tavares – 379m - Sítio Cercado
Rua Jardim Alegre – 418m - Sítio Cercado
Rua Ignácio Wacheski 176m – Umbará
Rua Itambé – 39m - Sítio Cercado
Rua Coronel Joaquim Antônio de Azevedo – 460m - Sítio Cercado