A Prefeitura de Curitiba começou uma nova etapa do Projeto de Requalificação das Ruas da Cidadania, com a instalação de novo sistema prevenção e combate a incêndio em cinco delas. Com investimento de quase R$ 1,7 milhão (R$ 1.692.654,55), a atualização do sistema contempla as Ruas da Cidadania Boa Vista, Boqueirão, Portão/Fazendinha, Pinheirinho e Santa Felicidade.
O prazo de execução das obras é de um ano e a previsão é concluir os serviços até março de 2025. O projeto completo atende todas as normas e padrões de segurança exigidos atualmente pelo Corpo de Bombeiros e pela ABNT 9050 (Associação Brasileira de Normas Técnicas – referente a acessibilidade).
Intervenções gerais
Com várias melhorias físicas ao longo de toda a gestão, as Ruas da Cidadania passam por um amplo e recorrente processo de revitalização. Isso inclui limpeza dos telhados, pintura nova externa e interna, reforma das áreas esportivas e revitalização das estruturas metálicas. Também como parte do cuidado com esses espaços descentralizados de atendimento ao público está prevista a reforma dos banheiros públicos e vestiários.
“A Prefeitura e a Secretaria Municipal do Governo (SGM) realizam de modo constante e planejado, desde o começo da gestão, importantes intervenções estruturais em todas as Ruas da Cidadania, para garantir cada vez mais segurança e facilitar o atendimento ao cidadão em busca dos serviços nesses importantes espaços públicos”, disse o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Melhorias estruturais
As mudanças estruturais compreendem a atualização completa do sistema de prevenção de incêndios - iniciada com a revitalização das estruturas metálicas. São instalados corrimões duplos em escadas e rampas e proteções laterais nas rampas e nos guarda-corpos, que também tiveram altura ampliada nas passarelas e nos acessos superiores.
“Com todas essas importantes intervenções, queremos melhorar continuamente os espaços públicos para garantir mais segurança, acessibilidade e conforto aos cidadãos, de acordo com os novos padrões de segurança”, destaca o diretor do Departamento de Programas e Projetos da SGM, Leandro Fischer.
Coordenação criteriosa
Solicitada e coordenada pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a atualização, nessa etapa, comtempla os componentes da casa de bombas hidráulicas, das tubulações e dos abrigos para hidrantes. No plano, também serão substituídos os extintores e refeita a sinalização de emergência nos espaços, de acordo com o projeto aprovado.
Instalações programadas
Nas Ruas da Cidadania Boqueirão e Fazendinha estão programadas ainda a instalação de novas escadas e rampas para complementar as rotas de fuga existentes. Nas escadas de ambientes internos, haverá também a instalação de corrimões duplos.
O trabalho de atualização do sistema de prevenção e combate a incêndios já foi iniciado e os resultados ganham destaque. Na Rua da Cidadania Boqueirão já é possível acompanhar o início das obras com a remoção dos abrigos para hidrantes ou a instalação, nesse momento, das novas tubulações aéreas.