Uma nova obra da Prefeitura de Curitiba está em andamento no bairro Vista Alegre para reduzir conflitos no trânsito e melhorar a acessibilidade dos pedestres. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na correção do traçado da Rua Arthur Leinig, no cruzamento com a Rua Carlos Razera, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis.
Construção de escola, Rua da Cidadania e asfalto novo são obras da semana de aniversário de Curitiba
A implantação de um canteiro central na confluência das vias, a readequação do sistema de drenagem, novas calçadas acessíveis, paisagismo e sinalização vão organizar a circulação na região que dá acesso a instituições de ensino além de servir como ligação entre os bairros das regionais Centro e Santa Felicidade.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, novo canteiro funcionará como um redutor de velocidade ajudando a diminuir os conflitos viários.
“Assim como estamos fazendo em outros pontos da cidade, essa é uma intervenção para promover agilidade e segurança no trânsito neste cruzamento que atualmente é confuso e perigoso devido ao alto fluxo de veículos e pedestres", disse Rodrigues.
Nova geometria
As obras começaram na primeira semana de março, a partir da escavação e implantação de caixas de captação de águas pluviais e da demarcação no cruzamento onde haverá nova geometria. A etapa seguinte é a implantação do canteiro central que funcionará como um redutor de velocidade para coordenar a passagem no cruzamento que recebe o fluxo de seis diferentes vias.
Também serão implantados aproximadamente 1.100 metros de novas calçadas, mais amplas e acessíveis para privilegiar os deslocamentos dos pedestres, novo paisagismo, além da requalificação do pavimento em cerca de 3.200 metros. Há previsão de implantação de um novo sistema de semáforos na região.
De acordo com o engenheiro da Smop fiscal da obra, Kayo Carvalho, a previsão é de que os serviços sejam concluídos ainda neste semetre. O andamento das obras depende das condições climáticas.
Moradores satisfeitos
Para quem mora e circula na região, a obra representa avanço na mobilidade urbana com melhor fluidez no trânsito e harmonia entre motoristas e pedestres. A intervenção era uma reinindicação antiga da população, apresentada no Programa Fala Curitiba, de audiências públicas da Prefeitura, como uma das prioridades para a região.
Flávia Silva é moradora do bairro há 12 anos e trabalha como agente de leitura da rede municipal de ensino no Farol do Saber Machado de Assis. A professora integra um grupo da comunidade que reivindicou as melhorias e acompanha com atenção o andamento dos serviços, diariamente.
“Todos no bairro estão satisfeitos com as melhorias. Quem passa por aqui sabe, a partir das 18 horas o congestionamento é imenso, além do perigo para quem precisa atravessar andando o cruzamento. Vai ficar muito bom”, diz Flávia.
O Farol do Saber fica entre uma escola estadual e outra particular e recebe diariamente estudantes e suas famílias, além de turistas. “Temos uma ampla programação literária que atrai gente do todas as regiões da cidade, além daqueles que nos visitam. Facilidade no acesso é fundamental para que possamos atrair cada vez mais as pessoas”, contou Elisandra Schwanka, também professora municipal e agente de leitura no local.
Rua Antônio Grade
No mesmo bairro, há outro ponto com obras de correção do traçado das vias para diminuir os conflitos no trânsito.
As melhorias estão acontecendo, desde as primeiras semanas de janeiro, na confluência das ruas Antônio de Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa, onde está sendo implantada uma nova rotatória, além de nova rede de drenagem, melhorias na calçada e sinalização. Importante para a região, a Rua Antônio Grade faz a ligação entre os bairros Vista Alegre e Pilarzinho e é rota de quatro linhas de ônibus.
As duas intervenções integram um lote de obras similares e planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Na divisa entre os bairros Capão Raso e CIC está em andamento, com previsão de conclusão em abril, a reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz.
Em junho está previsto o início de obras de correção geométrica e regularização de calçadas na Izidoro Chanoski, também no Vista Alegre.