A Rua Professor João Falarz, importante via de comércio na divisa dos bairros Orleans e Campo Comprido, está recebendo um novo e moderno sistema de iluminação para favorecer os pedestres.
As equipes do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na instalação de equipamentos que asseguram maior bem-estar e segurança aos moradores, comerciantes e quem circula pela região. As melhorias vão alcançar 1.750 metros da via, entre o Viaduto do Orleans e a Rua Eduardo Sprada.
Na última sexta-feira (16/9), começou a implantação de 70 postes e o cabeamento subterrâneo dos equipamentos. Na etapa anterior foi feita abertura de valas, na extensão dos 1.750 metros que serão iluminados, para infraestrutura da rede subterrânea de iluminação pública (eletrodutos).
A finalização dos serviços deve ocorrer nas primeiras semanas de outubro, com a instalação de luminárias decorativas LED de 55W.
Luminosidade
Os novos postes vão distribuir melhor a luminosidade, acabando com pontos escuros na rua, e o brilho produzido pelas luminárias LED deixa o ambiente mais claro.
O trabalho integra o plano de ação para melhorar a iluminação pública em ruas comerciais e modernizar o sistema em toda a cidade. Além de maior eficiência luminotécnica, os equipamentos em LED consomem menos energia e têm vida útil superior.
“São equipamentos que oferecem mais conforto visual e aumentam a sensação de segurança tanto às pessoas que fazem caminhadas em períodos noturnos, quanto às pessoas que trabalham e vivem na região. É iluminação de qualidade e de forma sustentável”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
As melhorias dão sequência à modernização do sistema de iluminação feito pela Prefeitura no trecho urbano da Rodovia do Café (BR-277), no trecho entre a ponte do Rio Barigui, no final da Rua General Mário Tourinho, até a Rua Toaldo Tulio, onde 230 lâmpadas comuns de vapor de sódio foram substituídas por luminárias com tecnologia LED.
Pedestres
O modelo de iluminação privilegiando os pedestres que é implantado na Rua Professor João Falarz é similar ao adotado em outras ruas comerciais da cidade, como Toaldo Túlio, Fredolin Wolf e no Anel Viário, que intercala luminárias de postes da Copel, com postes da Prefeitura.
“A nova iluminação evita ofuscamentos e permite melhor definição de objetos e pessoas durante a noite”, explica Tony Malheiros, diretor do departamento de Iluminação Pública.
Também têm iluminações que destacam os passeios ruas como Dom Pedro II, Gutemberg, Pasteur, Presidente Taunay, Domingos Antônio Moro, São Salvador, Saturnino Miranda, João Gava e da Avenida Marechal Floriano Peixoto, entre outras.
LEIA MAIS