Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Asfalto novo

Rua de Curitiba ganha pavimentação sustentável em conquista da comunidade

Obras de asfalto na Rua Basilio Fuck, no Bairro Xaxim. Curitiba. 31/10/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A Rua Basílio Fuck, no Xaxim, está recebendo obra de pavimentação que vai ampliar a segurança e o conforto dos moradores e de quem circula pela região. A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana os trabalhos de recuperação do asfalto, que se estendem por 1.110 metros, desde a Francisco Derosso até as ruas Ribeirão do Pinhal e Omar Raimundo Picheti. A obra acontece pelo método da reciclagem, que é sustentável e rápido, e representa uma grande conquista para a comunidade.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a obra foi uma demanda apresentada pelos moradores no programa Fala Curitiba, na edição de 2023, para compor o orçamento de 2024. A requalificação da rua recebeu 320 votos, ficando na 4ª posição entre as dez prioridades elencadas pelos moradores locais.

O aposentado João Maria da Luz, que há 40 anos reside na rua, relembra com alegria o movimento feito na comunidade para que a pavimentação fosse considerada essencial no bairro.

“Se a gente se une para o bem comum do bairro e usa os canais que temos à disposição na Prefeitura, é mais rápido alcançar o que é bom para todos. Só reclamar do poder público não resolve, é preciso saber agir, e foi isso que fizemos participando das audiências públicas”, conta João Maria.

Outro importante mobilizador da comunidade na reivindicação ao programa Fala Curitiba foi Márcio Roberto Rosiak, gerente de engenharia e indústria e morador da rua há nove anos. Ele explica que o processo foi longo, iniciando com solicitações no serviço 156 e avançando para reuniões com a equipe da Administração da Regional Boqueirão.

“O Fala Curitiba realmente é uma iniciativa que funciona. Hoje, estamos recebendo as obras na nossa rua, fruto de uma ação popular viabilizada pelo programa e pela articulação com a administração regional, que ouviu nossas necessidades e nos orientou sobre como transformar nosso pedido em realidade”, afirmou Rosiak.

As confeiteiras Silvia Matos e Débora Magda Matos, também moradoras da rua, ficaram satisfeitas com o início das obras. O antigo antipó, desgastado pelo tempo, dificultava a circulação e atrapalhava o comércio das microempreendedoras.

“Era tanto remendo que o asfalto ficou pior do que quando estava com buracos, atrapalhava igual. O remendo parece um buraco virado do avesso. Os carros de aplicativos nem queriam entrar na rua, por isso ver a obra ter início nos deixou felizes”, disse Silvia.

Participação cidadã

Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, ressalta a importância da participação cidadã e da intervenção acontecer de forma sustentável.

“As obras que estamos realizando são fruto das necessidades apresentadas pelos moradores no Fala Curitiba. Essa interação é essencial para que possamos atender às demandas reais da comunidade e promover melhorias significativas em nossa cidade”, disse Rodrigo.

Na manutenção de vias por reciclagem, destaca o secretário, a camada antiga de asfalto é retirada, triturada e reaproveitada como base para o novo pavimento, reforçando a estrutura da rua. Esse método é sustentável porque reduz o uso de novos materiais e evita o descarte de resíduos, aproveitando o asfalto antigo para dar mais durabilidade ao novo. Em seguida, a via recebe uma primeira camada de asfalto e passa por um período de cura. Após essa fase, é aplicada a segunda camada e feita a sinalização, garantindo uma pavimentação de alta qualidade e maior vida útil.

Asfalto novo

A reciclagem do pavimento na Rua Basílio Fuck faz parte das ações do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba, voltado à requalificação da malha viária da cidade. Com mais de 1.200 km de obras executadas, o programa é a estratégia do município para a melhoria contínua da infraestrutura urbana.

Desde sua implantação em 2017, sob a liderança do prefeito Rafael Greca, o programa já viabilizou a requalificação de 2.067 ruas por toda a cidade, sendo 2.241 intervenções já concluídas e 176 em andamento. Nos bairros da Regional Boqueirão, por exemplo, são mais de 108 km de asfalto novo entre obras já concluídas e em andamento.

Fala Curitiba

A pavimentação de ruas está entre as principais demandas apresentadas no programa Fala Curitiba. Essa consulta pública anual permite que a população sugira obras e serviços, servindo como um canal essencial para que as vozes dos cidadãos sejam ouvidas. As sugestões coletadas no Fala Curitiba são fundamentais para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), garantindo que as necessidades reais da população sejam priorizadas nas ações do governo.

Em alta