A Rua Newton Laporte, no coração do bairro Lamenha Pequena, na divisa com o município de Almirante Tamandaré, passou por uma importante transformação que está deixando os moradores encantados. Antes uma via de pavimento primário, agora ela exibe um novo visual, asfaltada, com um sistema de drenagem completo, incluindo galerias de água pluviais, bocas de lobo e meio-fio.
As obras foram realizadas pelo programa Asfalto no Saibro da Prefeitura e se estenderam por 334 metros, compreendendo o trecho entre a Rua Soledade Regina Sanzovo Mourão e o número 210 da via. O programa, que teve início em 2018, já entregou mais de 135 km de obras concluídas por toda a cidade.
A mudança vai além da estética, assegurou melhorias significativas para a qualidade de vida dos moradores. Poeira e lama, que causavam contratempos às pessoas, já não fazem parte da rotina de quem viu o saibro ser coberto pelo asfalto.
Rosimeri Natel, diarista e moradora da rua há sete anos, expressa satisfação com as mudanças. A infraestrutura na via serviu de incentivo para que ela planejasse pintar a casa e deixar tudo muito bonito. A pintura está programada para acontecer ainda neste semestre.
"Parece que estou vivendo em um novo local. A rua ficou mais segura e muito, mas muito mais bonita. Asfaltaram tudinho, várias ruas aqui de perto, uma beleza de trabalho feito", conta Rosimeri.
Outra moradora, Dircélia Aparecida Lourenço, que vive na rua há 17 anos, enfrentou desafios diários devido à falta de pavimentação.
"A falta de estrutura incomodava mesmo. Além da sujeirada, dos buracos, do acesso difícil, era a saúde afetada que mais me entristecia. Meu filho vivia doente por causa da poeira. Com o asfalto novo, tudo melhorou, ele nunca mais ficou doente e a rua ficou bonita e segura", relata a moradora.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, ressalta a importância do programa Asfalto no Saibro para a Rua Newton Laporte e para todas as vias contempladas em diferentes bairros da cidade.
"Estamos assegurando pavimentação, drenagem e com isso melhorando a qualidade de vida e o desenvolvimento local. Essas obras impactam diretamente na segurança, no bem-estar e na saúde dos moradores, cumprindo nosso compromisso com a melhoria contínua da infraestrutura urbana", destaca Rorigues.
A inclusão de vias no programa ocorre mediante solicitações dos cidadãos, feitas à Central 156 e ao programa Fala Curitiba, que envolve a comunidade nas decisões do planejamento urbano. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Com dezenas de frentes de obras em andamento, o programa segue atendendo às demandas da comunidade, transformando ruas sem infraestrutura em via com boa mobilidade.