“O cuidado é coletivo”. Foi a mensagem da peça teatral realizada nesta quarta-feira (11/10) pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Bairro Novo sobre a importância de informar a comunidade sobre saúde mental.
A apresentação foi na Rua da Cidadania do Pinheirinho e integrou a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado na última terça-feira (10/10).
Na abertura do evento, a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Cristiane Rasera, disse que é preciso cuidar da saúde emocional com a mesma preocupação dada à saúde física.
“É importante falarmos desse cuidado, de ações de preventivas em saúde mental e de promoção à vida”, lembrou Cristiane.
Quem passou pelo local assistiu às apresentações musicais, de dança e poesia, de exposições de pinturas e trabalhos manuais produzidos pelos usuários dos Caps de Curitiba, além de brincadeiras e oficinas terapêuticas.
“Nosso objetivo é falar de ações que promovem saúde mental para que as pessoas venham e tenham um momento de qualidade de vida e alegria”, explicou a gerente de Saúde Mental da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Juliana Czarnobay.
O evento contou com o apoio da administração da Regional do Pinheirinho, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e da Fundação Cultural.
Poesia
Em tratamento no Caps CIC, a aposentada Maria Iolanda recitou uma poesia que escreveu baseada em sua história. Ela contou que foi uma forma de deixar fluir as emoções e agradecer aos profissionais do Caps, que a ajudam no que ela chamou “de momento difícil da vida”.
Ao comparar o processo do envelhecimento humano e o de uma árvore, a aposentada relatou a tristeza se deparar com um tronco oco, cortada depois de uma vida toda desempenhando seu papel.
No texto que leu, ela contou que também se alegrou ao ver as folhas das novas árvores cumprindo seu papel, servindo de ninho para os pássaros e de sombra para outras plantas, embelezando e perfumando o lugar.
“A velhice chegou. Hora de ceder a vez para o próximo jovem, com novos sonhos, ideias e esperanças./Agora é a hora de me afastar e me sentir feliz por ter contribuído e ter feito a minha parte no ciclo da vida”
Feas
Com cerca de 4 mil funcionários, a Feas é um órgão da administração indireta da Prefeitura. Administra 28 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, como o Hospital Municipal do Idoso; o programa Saúde em Casa; o Centro Médico Comunitário Bairro Novo; as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e CIC; e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Presenças
A abertura do evento também contou com a presença do administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, o Bracatinga; e da deputada estadual, Marcia Huçulak.