Mamães e bebês que frequentam a Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, ganharam um espaço aconchegante para amamentação, localizado na entrada do Núcleo Regional da Educação (NRE). O cantinho do Mama Nenê - programa das secretarias municipais da Educação e da Saúde que já beneficiou mais de seis mil crianças - foi inaugurado nesta sexta-feira (29/03), como parte das comemorações de aniversário de 326 anos de Curitiba.
“Este espaço foi construído a muitas mãos. Mãos de servidores, de comerciantes e de mães, que fizeram o mosquiteiro e o móbile de borboletas, mãos das nossas crianças e estudantes que fizeram os desenhos para decorar o novo cantinho”, disse a chefe do NRE Matriz, Suzana Andréia Galeazzi.
A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Kelen Patrícia Collarino, destacou a importância da amamentação, direito das mães e dos bebês. “A mãe pode amamentar onde ela estiver, em casa, na praça, no mercado, enfim, é um direito. O que buscamos com a criação destes espaços é oferecer um lugar mais aconchegante e adequado”, disse Kelen.
A primeira mãe a ser beneficiada pelo espaço foi Marilise Rufino, que estava com a pequena Maria Eduarda, de 3 meses, no colo. “Muito bom contar com este local mais reservado, está ótimo”, comentou Marilise.
A inauguração do Mama Nenê da Matriz contou com uma apresentação de violino do professor Luís Dellaroveri. Estiveram presentes os representantes da administração da regional Fabiana Hammerschmidt (Abastecimento), Daici Lara, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Eliane Ceccon e Daniele Ferro (Saúde), além de servidores do Núcleo da Educação.
Já contam com esse espaço as regionais do Cajuru, CIC, Santa Felicidade, Bairro Novo e Portão, além do edifício Delta, sede da Secretaria Municipal da Educação, no Alto da Glória. As demais regionais também terão seus cantinhos em breve. A responsável pelo programa na Secretaria da Educação, Jaqueline Rodrigues, ressaltou que a amamentação fortalece a imunidade do bebê e reforça os vínculos familiares.
“As portas das nossas instituições estão abertas para acolher mães e bebês, com o objetivo maior de garantir a saúde e o bem-estar deles, por isso estamos ampliando esse atendimento nas repartições públicas”, afirmou.
O programa
O Mama Nenê completou 12 anos em março. Participam os 219 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 73 Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e duas escolas municipais.