Três ruas do bairro Campo de Santana que passaram recentemente a fazer parte do itinerário da linha de ônibus 860-Rurbana estão recebendo obras de reciclagem do pavimento.
A intervenção, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), foi necessária porque o tráfego do ônibus acabou prejudicando o pavimento, que era bem antigo e não suportou o acréscimo do fluxo.
As equipes estão atuando nas ruas Zilá Oliveira (entre a Josué Camargo e o final de rua, 315 metros); Dionísio Pizzatto (entre a Josué Camargo e o final de rua, 290 metros); e Josué Camargo (entre Zilá Oliveira e Dionísio Pizzatto, 50 metros).
A reciclagem do pavimento nas três ruas forma o desenho de um “u”, fechando o trajeto da linha de ônibus Rurbana na região.
“A linha Rurbana foi estendida em 2,6 km no final do ano passado para ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara e com isso veio a necessidade de fazer a melhoria no asfalto”, citou o administrador regional Marcelo Ferraz.
Apoio dos moradores
A requalificação do asfalto agradou a comunidade da região. A presidente da Associação Comunitária Vila Santana, Maria Lúcia Vieira, que mora há 15 anos na Rua Zilá Oliveira, disse que os moradores estão satisfeitos com a melhoria.
“A rua estava muito destruída com aumento do tráfego do ônibus e agora será recuperada, melhorando a vida dos moradores”, disse ela.
O secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues, explicou que na primeira fase é feita a remoção da camada de antipó danificada para fazer o reforço estrutural do pavimento.
“O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Na etapa final é feita a aplicação de camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico”, contou Rodrigues.
Ação da Cohab
Outra ação importante está acontecendo no Tatuquara, Rua Francisco Strobach Filho. Ali a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está implantando pavimento definitivo, numa extensão de 250m.
“É uma espera de 15 anos por este asfalto que finalmente está chegando ao fim. Nós fizemos a solicitação à Prefeitura, era uma obra muito desejada pelos moradores”, explicou Manoel Jair de Souza, 70 anos, que dirige a Peixaria do Jair, na esquina das ruas Francisco Strobach Filho e Victalina Veiga, com a filha Rosiléia Rodrigues de Souza Silva.
As intervenções da Cohab na região somam 3 km de pavimentação, sinalização viária, 2,7 km de meio-fio e 1 km de tubos para as redes de drenagem pluvial. As melhorias beneficiam trechos de 14 ruas.