Um misto de alegria e frio na barriga tomou conta das 20 crianças e adolescentes com deficiência intelectual da escola especial Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (Fepe), na tarde desta terça-feira (28/3). Todos tiveram uma tarde divertida e cheia de energia ao brincar na roda-gigante da Praça Santos Andrade e no carrossel do Passeio Público, no Centro da cidade. Os dois brinquedos gratuitos são atrações do aniversário de 330 anos de Curitiba e podem ser aproveitados pela população até o fim do mês de maio.
A atividade desta terça-feira (28/3) foi organizada pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba, que vai levar crianças e adolescentes das 30 escolas especiais da cidade para aproveitarem os brinquedos gratuitos até o fim do mês de maio, sempre a partir das 14h30.
Ficou a critério das escolas escolherem os brinquedos que querem ir, de acordo com a faixa etária e com a deficiência dos estudantes.
“O propósito da ação é oferecer igualdade de oportunidades. As outras escolas regulares estão vindo e agora as escolas especiais também vêm e podem desfrutar desses atrativos dos 330 anos de Curitiba. Queremos uma cidade cada vez mais inclusiva”, explicou a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.
Os brinquedos gratuitos, a roda-gigante na Praça Santos Andrade e os carrosséis do Passeio Público e do Parque Tanguá, funcionam de terça a sexta-feira, das 12h às 20h; e aos sábados e domingos, das 9h às 20h. Às segundas-feiras, acontece a manutenção dos equipamentos.
A cidade vista do alto
Esta foi a primeira vez que as amigas Janaína Bonfadine Mourão, 14 anos, e Maria Alice Andreoli, 10, andaram em uma roda-gigante e viram a cidade a mais de 20 metros de altura. “Estava muito divertido lá em cima. Eu não fiquei com medo. A roda-gigante vai bem devagarinho e consegui ver tudo”, contou Janaína.
“Eu amei andar na roda-gigante, foi a primeira vez que andei num brinquedo assim na vida. Foi muito legal”, disse Maria Alice Andreoli. As duas também cantaram e se divertiram no carrossel veneziano do Passeio Público.
Socialização e desenvolvimento
O professor de Educação Física Adilson Barbosa Zanon Junior acompanhou os estudantes da Fepe nos passeios desta terça-feira (28/3). “Essa é uma atividade importante para socialização das crianças, para eles terem uma vivência diferente. Muitos que estão aqui não têm oportunidade para fazer um passeio desses com a família. Essa atividade também ajuda no desenvolvimento motor e físico deles”, explicou Zanon.