Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Roda de pais orienta sobre cuidados com recém-nascidos

A Maternidade Bairro Novo implantou, no início deste mês, a Roda de Pais, reuniões diárias entre o Grupo de Humanização e o pai do recém-nascido. Foto: Divulgação

A Maternidade Bairro Novo implantou, no início deste mês, a Roda de Pais, reuniões diárias entre o Grupo de Humanização e pais de recém-nascidos. Eles recebem orientações sobre a higiene dos bebês, amamentação, a posição correta para colocá-los para dormir e arrotar, consultas médicas, exames obrigatórios, entre outras.

“A gravidez é um momento no qual as atenções estão voltadas para a mãe e o bebê, então criamos um espaço para esclarecer dúvidas dos pais após o nascimento do bebê”, explica a assistente social Gleides Schimdt Soares.

O vigilante Jonathan Nunes de Oliveira, de 25 anos, participou da roda de pais e se surpreendeu com as informações. “Eu não sabia que até os seis meses a criança não precisa comer mais nada, pois o leite materno é suficiente”, comentou.

Outro ponto discutido é o apoio psicológico que devem dar a suas companheiras. A gestação transforma o corpo da mulher e é comum que algumas mulheres tenham uma diminuição da autoestima. “Quanto mais acolhida a mãe se sentir, mais à vontade ela vai ficar e isso vai ajudar a liberar mais leite”, afirma a assistente social.

Gleides destaca que os pais demonstram interesse pelas orientações e que colocam em prática o aprendizado imediatamente. “Eles passam a lavar as mãos antes de pegar o bebê e auxiliam a mãe na troca da roupa ou com o banho”, relata.

Meta

Na roda de pais, são passadas informações de como fazer o registro de nascimento do recém-nascido, documento que oficializa a existência da criança. De segunda a sexta-feira, no período da manhã, os pais podem solicitar a emissão gratuita da certidão, na própria maternidade. Basta apresentar um documento com foto. “Fazer a certidão na maternidade é uma comodidade, evita ter de levar a mãe e o bebê ao cartório, aguardar na fila”, detalha Soares.

Em outubro, a Maternidade Bairro Novo teve 71% dos bebês registrados antes da alta hospitalar. O recomendado pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, do Unicef, é de 70%. Esta é a primeira vez que o serviço ultrapassou a meta desde que a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes) assumiu a administração do serviço. “Fiz o registro na maternidade no mesmo dia em que a Emanuele nasceu”, disse o pai.