Em clima de festa junina, neste mês a Biblioteca Hideo Handa, na Praça do Japão se transforma em “arraiá” para receber as famílias da roda de leitura para bebês.
Todas as terças-feiras, às 9h45 e às 15h, e nas quintas, às 9h45, tem leitura para bebês.
“Iniciamos este projeto em 2019, logo em seguida veio a pandemia da covid-19 e tivemos que parar, mas com o retorno das atividades presenciais retomamos o atendimento e as famílias do entorno adoram. Os primeiros bebês já cresceram e foram para a escolinha, mas temos novas crianças que estão curtindo bastante”, conta a agente de leitura Kelem Motta Becker.
Para conhecer toda a programação de junho, CLIQUE AQUI.
Um dos novos frequentadores assíduos é Mateus, com dez meses de idade. Há três meses ele vai com a mãe, Shayana Barbosa.
“Somos de Juiz de Fora, Minas Gerais, não temos família em Curitiba ou outras crianças para ele conviver. Como ainda não vai para a creche, aqui é o espaço de convivência dele. Vejo muita evolução desde que começou a ouvir as histórias, a oralidade, o desenvolvimento dele como um todo melhorou”, comentou a mãe.
Dirce Rossi, avó da Catarina, de um 1 e 8 meses, também é fã da atividade. “É uma maravilha para ela, assim a Catarina vê outras crianças da idade dela”, contou Dirce.
Além da roda de leitura para bebês, outras atrações são tradição na Biblioteca Hideo Handa, como a oficina de origamis (dobradura em papel), o kamishibai (teatro de papel japonês) e a leitura na praça.
Desde o início deste mês, o local já recebeu turistas de Cascavel (PR), dos estados de São Paulo, Bahia e Ceará, e até um visitante do México. O espaço integra a Rede de Faróis do Saber e Bibliotecas temáticas da rede municipal de ensino.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembra que tanto os faróis como as bibliotecas atendem estudantes, famílias e turistas e, além das atividades gratuitas, há o empréstimo de livros. “O hábito da leitura deve ser cultivado desde cedo, e os faróis são ótimas opções para todos”, disse a secretária.
Serviço: Faróis do Saber em praças e bibliotecas temáticas
Horário: 8h às 17h
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.