Nesta segunda-feira (4/9), uma aula de treinamento funcional gratuita ao som de clássicos do rock reuniu seis turmas de todas as idades no Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no Bacacheri. Chamada de Rock n' Roll Training, a aula é promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Os alunos fizeram alongamentos e um circuito com seis exercícios diferentes, em que as turmas se alternavam em cada atividade. O diferencial foi o rock, trilha sonora escolhida pelo professor da Smelj Luciano Franzolli, que é fã do gênero.
Com músicas animadas e empolgantes, a aula ganhou elogios dos participantes, como Leonízia Silva, de 69 anos. “Eu nunca tinha feito um circuito assim e achei que funciona muito bem. Esses treinos sempre têm que ter música, é muito melhor. Eu não faço mais sem”, conta Leonízia.
Maria Cândido, de 73 anos, conhecia o circuito e explica como gosta de fazê-lo com energia e música alta. “Eu já faço essas aulas com músicas e sempre me faz muito bem, movimenta o cérebro. Quando a professora fez o convite eu já aceitei na hora e se tiver mais vezes eu estarei aqui de novo”, afirma Maria.
Segundo o professor Luciano, o ritimo contagiante do rock empolga as pessoas de todas as idades e estimula a prática da atividade física, principal objetivo de todo o trabalho.
“Eu sempre coloco rock nas minhas aulas porque estimula mais e aumenta a intensidade do treino, funciona bem”, disse o professor, que escolheu clássicos como Livin’ On a Prayer, de Bon Jovi.
A coordenadora do Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, Vanessa Alves, contou que já estuda ampliar o número de aulas como esta.
"Quem sabe em uma próxima aula conseguimos trazer uma banda para tocar ao vivo e deixar a experiência ainda mais bacana? O importante é que cumprimos o objetivo de praticar atividade física com alegria e com muito rock", disse Vanessa.
As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.