Duas das quatro bacias de contenção que estão sendo implantadas na Bacia do Ribeirão dos Padilhas estão prontas e foram entregues, nesta sexta-feira (8/1), pelo prefeito Rafael Greca. As estruturas funcionam como reservatórios para reter água e proporcionam maior controle da capacidade de vazão, diminuindo o potencial destrutivo do rio em períodos chuvosos. As obras fazem parte do programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
O Ribeirão dos Padilhas percorre os bairros Xaxim, Alto Boqueirão, Pinheirinho, Sítio Cercado, Bairro Novo e Ganchinho até desaguar no Rio Iguaçu. Além das bacias de contenção, o rio também está recebendo intervenções de perfilhamento ao longo de mais de seis quilômetros do seu leito. Os serviços vão da região da Rua João Batista Zagonel Passos e seguem até o Rio Iguaçu, no Contorno Leste, e compreendem o desassoreamento, realinhamento dos taludes e recuperação de alas de micro e macrodrenagem, bem como da mata ciliar.
“As estruturas seguram a água para liberá-la aos poucos. Assim se evita que grandes volumes se somem ao caudal do Ribeirão dos Padilhas provocando transbordamentos e inundações. Essa é uma obra de macrodrenagem, que protege a vida e o patrimônio das famílias”, explica Greca.
As bacias de contenção concluídas ficam na altura do cruzamento das ruas Desembargador Carlos Pinheiro Guimarães e Coronel Joaquim Antônio de Azevedo, no Parque do Semeador, no bairro Sítio Cercado, e no Córrego Jardim Esmeralda, afluente do Ribeirão dos Padilhas, no Xaxim, nas proximidades da esquina das ruas Coronel Rivadavia Pereira de Morães e Dante Honório.
As duas bacias de contenção entregues têm a capacidade de acumular 16.600 metros cúbicos de água. “Só quem conhece esses lugares em dias de chuva tem a dimensão da importância dessa obra”, diz Greca.
As próximas bacias de contenção a serem entregues estão localizadas no Arroio Cercado, que corre ao longo da Rua Professor Zacarias Liteka, no Sítio Cercado, e no Arroio Boa Vista, no Bairro Novo. Ambos são afluentes do Ribeirão dos Padilhas. Elas terão a capacidade de reter outros 15.000 metros cúbicos de água.
Mais segurança
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, que acompanhou a visita técnica do prefeito Rafael Greca, os serviços serão concluídos nas próximas semanas, com antecedência de aproximadamente seis meses do prazo incial estabelecido para execução da obra, que era de julho de 2020 até julho de 2021. “A obra visa garantir o perfeito escoamento das águas e minimizar os problemas com inundações, ampliando a segurança dos moradores que vivem próximos das margens do Ribeirão dos Padilhas”, aponta Rodrigues.
O investimento total nas obras no Ribeirão dos Padilhas é de R$ 7,627 milhões e os recursos são provenientes do programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
Para o serviço ser completo, as áreas públicas afetadas pelo trabalho de implantação das bacias de contenção estão sendo recompostas para perfeito uso da população. É o caso do campo do Shabureya Futebol Clube, junto ao Parque do Semeador, que ganhou novo gramado, alambrado, traves e redes.
Presidente, fundador do Shabureya e morador do Sítio Cercado desde 2014, David Silva aprovou a revitalização.
“Ficou excelente. Um milhão de vezes melhor do que era antes. A comunidade está muito feliz com o resultado”, avaliou Silva.
O campo de futebol também serve a um projeto social dirigido por David Silva. Cerca de 200 crianças e adolescentes, meninas e meninas, recebem treinamento esportivo por no mínimo duas vezes por semana e sob a supervisão de educadores físicos e psicólogos.