No dia 22 de novembro, a Prefeitura de Curitiba faz uma reunião pública para detalhamento do projeto do binário entre os bairros Tarumã e Cajuru, que será instalado nas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga. A obra, de R$ 56,7 milhões, é a primeira do programa de requalificação do BRT Leste-Oeste, financiado pelo New Develpment Bank (NDB) e faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.
O edital, publicado em agosto, foi vencido pela Obetacem. A previsão é que as obras sejam iniciadas ainda em 2022.
Durante a reunião pública, para o qual foram convidados os moradores de toda a extensão das ruas Olga Balster e Nivaldo Braga, a comunidade vai conhecer os detalhes do projeto do binário e seu impacto na readequação do eixo Leste-Oeste, para a implantação do BRT. “As obras vão começar pelas áreas mais baixas, próximas aos córregos das extremidades, para seguirmos com a microdrenagem e a pavimentação”, explica o secretário Rodrigo Rodrigues,, da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
As ruas terão faixas de circulação exclusiva de ônibus, além de ciclovias, novo calçamento, iluminação e paisagismo. A Rua Nivaldo Braga terá sentido único, a partir da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, em direção à Rua Miguel Caluf, no Cajuru. A Olga Balster terá sentido oposto, da Rua Assma Karam Geara, no Cajuru, até a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Nos cruzamentos com a linha férrea, em frente ao prédio da Rua da Cidadania do Cajuru, a passagem vai ser em nível.
Durante toda a execução das obras, as equipes da empreiteira e da Prefeitura vão manter a comunicação permanente com a comunidade impactada para orientar o trânsito e os desvios necessários para a segurança de todos, operários e moradores da região. O prazo para conclusão do binário é de 18 meses.
Serviço: reunião pública Binário Olga Balster e Nivaldo Braga
Data: 22/11, às 16h
Local: auditório da Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Maurício Fruet, 2150, Cajuru)
LEIA MAIS