Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Habitação

Reunião discute continuidade das obras em conjunto no Tatuquara

O prefeito Rafael Greca recebeu no início da noite desta quarta-feira (29/2), em audiências individuais, integrantes do Lions Clube de Curitiba Batel, participaram da reunião com o prefeito o presidente do Lions, João Dario de Oliveira, Carlos Eugênio Carneiro de Melo, Fernando Misato, Cláudio Miessa Rigom, Tosihiro Ida e o maestro Rogério Krieger, diretor técnico da Escola de Música e Ivo J Triches. Curitiba, 28/02/2018 - Foto:Levy Ferreira/SMCS

O prefeito Rafael Greca recebeu no início da noite desta quarta-feira (28/2), em audiências individuais, integrantes do Lions Clube de Curitiba Batel, artistas plásticos, empresários e uma professora da rede municipal de ensino.

Entre os assuntos debatidos, foi discutida a continuidade das obras para a conclusão das unidades habitacionais do Residencial Theo Aterino, no Tatuquara, com 240 apartamentos. O término das obras beneficiará famílias da fila da Cohab e de áreas de risco, que têm renda de 0 a 3 salários mínimos (faixa 1).

A medida foi aprovada recentemente pelo Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), negociada com a Caixa e a Cohab e será possível com a liberação de recursos do Fundo, no valor de R$ 562 mil. Com o aporte do Fundo Municipal, a Caixa liberará R$ 1 milhão, correspondente ao saldo do contrato. A concessão do subsídio para a conclusão das obras depende agora de aprovação de lei autorizativa pela Câmara Municipal de Curitiba.

O representante da FMM Engenharia, responsável pela obra, Fernando Mehl Mathias, esteve acompanhado de técnicos e do presidente da Companhia de Habitação Popular (Cohab) de Curitiba, José Lupion Neto. O presidente explica que o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, presidido pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, funciona como um órgão auxiliar da política habitacional do município.

A principal receita do FMHIS é a arrecadação do mecanismo do solo criado, também chamado potencial construtivo. Trata-se de um instrumento de gestão urbana previsto no Estatuto da Cidade. Por meio dele, as empresas de construção civil podem acrescentar área construída em seus empreendimentos, pagando pelo acréscimo. Os pagamentos pela área acrescida vão para a conta do Fundo.

Música

O coordenador do projeto Escola de Música Lions, Nilson Izaias Pegorini, detalhou ao prefeito a iniciativa desenvolvida pela organização em três escolas municipais desde 2012 na região do Uberaba.  Cerca de 240 crianças das escolas Maria Marli Piovezan, Michel Khury e Rachel Mader são atendidas com aulas de violino, canto coral, violão, lira, teclado, saxofone e flauta. Os integrantes também pediram o apoio da Prefeitura em projetos futuros, como o da criação de uma Orquestra Filarmônica Mirim.

O prefeito propôs que a iniciativa seja incluída no programa MusicaR, da Fundação Cultural de Curitiba, lançado em 2017.

Participaram da reunião com o prefeito o presidente do Lions, João Dario de Oliveira, Carlos Eugênio Carneiro de Melo, Fernando Misato, Cláudio Miessa Rigom, Tosihiro Ida e o maestro Rogério Krieger, diretor técnico da Escola de Música.

Ivo José Triches, que também integrou o grupo, falou da parceria com a Secretaria da Educação no projeto itinerante Florir Curitiba, que oferece atividades nos Faróis do Saber nos fins de semana e durante os Mutirões da Cidadania. O projeto oferece oficinas para que as pessoas interessadas aprendam a cultivar orquídeas em Curitiba.

"A beleza atrai o amor", disse Ivo. E o prefeito completou: "A beleza exclui a violência, melhora o mundo". Eles também conversaram sobre a realização da Festa das Flores num dos parques de Curitiba.

Durante a audiência, o prefeito recebeu de presente da artista plástica curitibana Wilma Wambier três obras, uma Santa Ceia estilizada, o Espírito Santo e o Coro dos Anjos. "Wilma é pintora Naïf de Curitiba", disse o prefeito ao agradecer à artista e ao irmão dela, também artista plástico, Álvaro Wambier. "Este é o momento ideal para este presente, prefeito, pois estamos no tempo da Quaresma", comentou a artista.

A professora da rede municipal Elisabeth Maschke, que é uma das bruxas contadoras de histórias mais antigas da Casa da Bruxa do Bosque Alemão, falou da importância de melhorias no acesso às pessoas com deficiência no espaço. A assessora de Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, acompanhou a conversa e dará os encaminhamentos necessários junto às secretarias do Meio Ambiente e da Educação para que os ajustes sejam feitos.