A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba já tem os resultados preliminares do inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do município. As informações foram divulgadas durante a 10ª reunião ordinária do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas, realizada em dezembro de 2024. Segundo os estudos, houve redução das emissões de GEE.
O encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas Mercês, reuniu os membros do Fórum, representantes das secretarias municipais, da sociedade civil organizada e instituições de ensino superior. A reunião foi presidida pelo vice-presidente do Fórum, o superintendente de Controle Ambiental do Meio Ambiente, Ibson de Campos, com o auxílio do diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Ehmke.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que as reuniões do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas ajudam a definir as ações que o município desenvolve para o enfrentamento à emergência climática.
“Nosso objetivo com as reuniões é garantir que a cidade e a população estejam preparadas para as iminentes mudanças climáticas e garantir que Curitiba seja cada vez mais sustentável. Esse relatório preliminar do inventário das emissões dos gases de efeito estufa vai nos dar um bom balizamento para termos ações mais assertivas”, explicou Marilza.
“As reuniões do Fórum ajudam a consolidar os esforços de Curitiba para atingir a neutralidade climática até 2050. O encontro reforçou o compromisso da cidade com ações estratégicas que promovem a sustentabilidade, a inovação e a qualidade ambiental”, disse Campos.
Emissões
De acordo com os dados preliminares do inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), em Curitiba, entre os anos de 2016 a 2020, no geral, as emissões diminuíram.
No transporte, houve uma redução global de 18,41%, enquanto no setor de resíduos a queda foi de 4,90%.
Já no setor de energia estacionária, relacionada a baterias de equipamentos eletrônicos, por exemplo, percebe-se aumento nas emissões analisadas entre os períodos de 2016 a 2017, 2017 a 2018, 2018 a 2019 correspondendo, respectivamente, a aumentos de 10,37%, 2,18% e 1,40%.
Em contrapartida, para o período de 2019 a 2020 houve uma redução de 0,64%. Em 2020, o setor de transporte foi responsável por 60,2% das emissões, seguido por energia estacionária (28,4%) e resíduos (11,4%). O total de emissões per capita foi de 1,8 tCO2e (tonelada de gás carbônico por habitante).
Vale destacar também os reflexos da pandemia da covid-19 nas emissões provenientes dos subsetores de Edificações Institucionais, Edificações Comerciais e Transporte Rodoviário, Ferroviário e Off-Road. Adicionalmente, percebe-se, neste mesmo período, a redução de emissões no subsetor de tratamento de efluentes, devido aos impactos ocorridos pela Crise Hídrica que ocorreu em Curitiba entre 2020 e 2021, que impulsionou o racionamento de água e redução do consumo pela população.
PlanClima
Em relação ao Comitê PlanClima, foram feitos relatórios de acompanhamento das ações já colocadas em prática, entre elas, o projeto de plantio de 100 mil árvores/ano, que já superou a meta com mais de 550 mil árvores plantadas e o desassoreamento de 276 mil metros lineares de rios e canais.
A revisão do Plano Municipal de Macrodrenagem incorporou diretrizes climáticas e o projeto Reserva Hídrica do Futuro, que já teve a primeira etapa implantada no bairro Umbará. A Fazendas Urbana do Cajuru e a implantação de hortas comunitárias, totalizam mais de 620 mil metros quadrados, são exemplos de ações voltadas para a segurança alimentar e sustentabilidade.
No campo da energia, o Programa Curitiba Mais Energia avançou com a instalação de sistemas fotovoltaicos em terminais de transporte e equipamentos públicos. O transporte sustentável foi outro destaque, com a ampliação de 150 km de infraestrutura cicloviária e a requalificação de 100 mil km de calçadas, além da modelagem de uma nova concessão de transporte público focada na descarbonização.
A próxima reunião do Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas está prevista para acontecer em abril.
Fórum
O Fórum Curitiba sobre Mudanças Climáticas atua em caráter consultivo, visando estimular, fortalecer e avaliar a implementação de políticas de Mudanças Climáticas mobilizando a sociedade por meio de debates para a discussão e tomada de decisões sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais.