Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais barato que comer em casa

Restaurantes Populares de Curitiba oferecem comida boa e saudável por R$ 3

Nos Restaurantes Populares é possível ter uma refeição saudável com um preço acessível. Na imagem: Clarinda Campos Tomazeli. Curitiba, 03/05/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Nos Restaurante Populares, a Prefeitura de Curitiba oferece de segunda a sexta-feira uma opção acessível e saudável de almoço para toda a população. Mantidos pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o programa da Prefeitura fornece refeições balanceadas por apenas R$ 3 em cinco pontos: Matriz, Capanema, Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho.

O cardápio é composto por seis itens diariamente: arroz, feijão, carne (assada, cozida ou grelhada), um acompanhamento (normalmente, um legume refogado), salada e sobremesa (na maioria das vezes, uma fruta). Não há fritura no preparo das refeições.

“É uma refeição saudável e segura por ser balanceada, sem nenhum tipo de fritura e não muito salgada. Além disso qualquer pessoa pode ter acesso para se alimentar”, afirma a nutricionista responsável pelo Restaurante Popular da CIC/Fazendinha, Taysa Terez.

Os locais são considerados serviços municipais essenciais e atendem principalmente idosos e trabalhadores de baixa renda. Para garantir a qualidade das refeições, cozinheiros, auxiliares, nutricionistas e técnicos em nutrição elaboram os cardápios nas cozinhas dos restaurantes.

 

Aprovado pela população

Nesta quarta-feira (3/5), o cardápio no Restaurante Popular CIC/Fazendinha teve arroz, feijão, vaca atolada, farofa colorida, salada de repolho com pepino e uma maçã de sobremesa.

O aposentado Miguel Silvestre, 65 anos, é morador da região e almoça no Restaurante Popular. “Eu venho quase todos os dias, é mais barato que comer em casa e além disso não temos o trabalho de preparar a refeição”, justifica ele.

Para o vendedor ambulante Nilton Antônio Garcia, 44 anos, é a melhor opção.

“Trabalho na rua, então sempre que estou perto de um Restaurante Popular eu vou. Comida boa com preço baixo”, disse Nilton.

 

Clarinda Campos Tomazeli, 69 anos, aposentada, não perde a oportunidade de almoçar no restaurante. “Como faço atividades voluntárias, estou sempre fora na hora do almoço e sempre que posso vou ao Restaurante Popular, que é mais saudável e barato do que comer uma coxinha, por exemplo”, salientou Clarinda.

Atendimento

Os locais ficam abertos para almoço de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h (dependendo da unidade). São fornecidas 1,8 mil refeições por dia no Restaurante Popular da Matriz, 500 no Capanema e 800 nos três outros pontos (Sítio Cercado, CIC/Fazendinha e Pinheirinho).

Nos últimos cinco anos, a Prefeitura renovou todos os restaurantes populares da capital e, reabriu, em 2018, a unidade do Capanema, que estava fechada desde o ano 2000.