Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dignidade à mesa

Restaurante Popular do Capanema celebra 7 anos de comida saudável a R$ 3

Aniversário do restaurante popular do Capanema. - Na imagem, Edson dos Santos, 63 - pintor. Curitiba, 17/01/2025. Foto: Valquir Aureliano/SMCS

Cardápio balanceado, produtos de qualidade e preço baixo: é isso que oferece o Restaurante Popular do Capanema, o primeiro Restaurante Popular da Prefeitura de Curitiba inaugurado na cidade, que completa neste sábado (18/1) sete anos de sua reinauguração, em 18 de janeiro de 2018. Desde a reabertura, o local já serviu mais de 872 mil refeições, consolidando-se como uma das principais alternativas de alimentação saudável e acessível na cidade.

Pioneiro em seu formato, o Restaurante do Capanema foi inaugurado em 1993, como um dos primeiros equipamentos de segurança alimentar do país. Fechado no início dos anos 2000, o espaço foi utilizado como moradia por pessoas em situação de risco social e usuários de drogas por quase duas décadas, até ser revitalizado e reaberto em 2018.

Para o prefeito Eduardo Pimentel, o restaurante simboliza o compromisso da administração municipal com a dignidade e o bem-estar da população. “O Restaurante Popular do Capanema é um exemplo do compromisso de Curitiba com a segurança alimentar e a dignidade da nossa população. Há sete anos, reabrimos este espaço com a missão de oferecer uma alimentação saudável, acessível e de qualidade para quem mais precisa. Hoje, celebramos os resultados dessa iniciativa que já impactou positivamente a vida de milhares de pessoas”, afirmou.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, destacou o papel social do Restaurante. “Não é apenas um local para refeições, mas também um símbolo de inclusão e cidadania. Integrado ao Complexo de Segurança Alimentar, ele demonstra como é possível transformar espaços urbanos em áreas que promovem cuidado e bem-estar, reforçando nosso compromisso com uma cidade mais justa e solidária”, ressaltou.

O Restaurante Popular do Capanema é um dos cinco administrados pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h, servindo cerca de 500 refeições por dia. O cardápio é composto por arroz, feijão, carne, um acompanhamento, salada e sobremesa, ao custo simbólico de R$ 3. Apenas no último ano, foram servidas 125 mil refeições no local.

Alternativa saudável a preço justo

Maria de Souza, 53 anos, acompanha o marido em entregas de caminhão e sempre que pode almoça no Restaurante Popular. “Além do preço que é ótimo, a comida é muito boa. Venho pelo menos três vezes por semana aqui”, contou.

O garçom Leonardo Ferreira Dawib, 23 anos, almoça diariamente no restaurante e enfatiza os benefícios. “Chego aqui e consigo almoçar rápido, não demoro muito tempo na fila. O preço é o melhor que tem pra uma comida tão boa”, afirmou.

Pela primeira vez no restaurante, o pintor Edson dos Santos, 63 anos, destacou sua organização. “Sempre tive curiosidade porque ouvia falar muito bem. Hoje estou trabalhando aqui perto e pude vir. O que mais me impressionou foi a limpeza e organização, além da comida gostosa”, explicou ele.

O motorista Walter Rezende dos Santos, 51 anos, também elogiou a iniciativa. “Almocei a semana inteira aqui, vale muito a pena. Preço ótimo pra gente que ganha pouco. Tem que parabenizar a Prefeitura por isso”, ressaltou.

Serviço 

Restaurante Popular do Capanema

Horário: de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h
Endereço: Viaduto do Capanema, entrada pela Rua Ubaldino do Amaral, s/n, esquina com Avenida Affonso Camargo, próximo ao Mercado Municipal e à Rodoferroviária