Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Smart City Expo Curitiba 2025

Resiliência urbana é estratégia para enfrentamento de crise climática

Prefeitura de Curitiba participa do painel Planejamento Climático Como Ferramenta Para Mitigação e Adaptação Climática Para Municípios, com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, e a presidente do Ippuc Ana Zornig Jayme. Curitiba, 26/03/2025. FOTO: Isabella Mayer/SECOM

As soluções para aumentar a resiliência das cidades diante dos eventos climáticos extremos, como chuvas volumosas e secas prolongadas, foram o tema do painel Planejamento Climático como ferramenta para Mitigação e Adaptação Climática para Municípios, no ESG Stage, durante o Smart City Expo Curitiba 2025, nesta quarta-feira (26/3), na Ligga Arena.

Participaram do debate a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; o gerente de Relações Públicas do Latam C40, Thiago Vieira; o gerente de projetos climáticos da I Care, Vitor Gonçalves; mediados por Glaico Gundin, CEO e fundador da Impactability, responsável pelo plano de governança social e ambiental do Smart Cities.  

A condição de baixo risco climático aliada a uma governança comprometida com o planejamento urbano coloca Curitiba em uma condição privilegiada. “Isso amplia a responsabilidade de buscarmos soluções que acelerem medidas de incremento de resiliência urbana e as mitigações dos eventos extremos, cada vez mais intensos e frequentes”, explica Ana Zornig Jayme, do Ippuc.

Cidades protagonistas

A elaboração do Plano de Enfrentamento às Mudanças Climáticas, PlanClima, aprovado em 2020 em Curitiba, mapeou e elencou os principais riscos de Curitiba e também estabeleceu 20 ações prioritárias de combate e mitigação. 

“As cidades devem ser protagonistas nos seus planejamentos e estabelecer ações climáticas efetivas e inclusivas, uma vez que os mais impactados são justamente as populações vulneráveis e de baixa renda”, avaliou Marilza Dias, secretaria do Meio Ambiente.

As ações previstas nos planejamentos climáticos também devem ser atualizadas. Para 2025, Curitiba prepara a revisão do PlanClima e do Plano Diretor, em uma oportunidade de integrar visões e soluções que otimizem resultados. Propostas simples e criativas também são estratégias de mitigação dos impactos, como os parques esponjas de Curitiba, por exemplo, que reduzem o impacto de cheias nas áreas alagáveis.

Compromisso em casa

Em ambos os processos, será necessário superar os desafios da intersetorialidade das áreas competentes, incluindo a participação da sociedade civil organizada. Além da responsabilidade do poder público de estimular e alavancar iniciativas e políticas públicas, devem ser fomentadas medidas que estimulem as ações individuais, capitaneadas pelo poder público, como a compostagem de resíduos orgânicos e a separação do lixo. “O compromisso também é de cada um, em casa. Não existe planeta B”, observa Glaico Gundun, da Impactability.

Organismo de apoio às cidades comprometidas com a sustentabilidade e a redução de emissões de carbono, o C40 Cities é parceiro dos municípios para o levantamento de riscos e a construção de planos climáticos. E no suporte aos municípios, oferece tecnologia e conhecimento para identificação de riscos e elaboração de estratégias de enfrentamento. “Estimulamos planos robustos, estabelecidos sobre evidências concretas e que busquem metas e indicadores de superação dos desafios”, conta Thiago Vieira.

Para estimular e promover a capacidade técnica dos municípios, a empresa I Care, especializada em projetos climáticos, desenvolveu plataforma de dados e análise de riscos que cidades de qualquer porte podem utilizar para desenvolver planejamentos. “Temos o desafio de acelerar esses planos, especialmente na fase de diagnósticos, por estarmos em um estado de emergência climática. E há soluções digitais que podem otimizar esses levantamentos e análise de dados, desde o inventário, à avaliação de risco e a elaboração do próprio plano”, explicou Vitor Gonçalves.  

Smart City Expo Curitiba 2025

O Smart City Expo Curitiba 2025, organizado pelo iCities, hub de inovação com sede na capital, conta com o apoio da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná e a chancela da Fira Barcelona, um dos mais renomados organizadores de eventos do mundo.