A Prefeitura de Curitiba concluiu a obra de requalificação de um importante eixo comercial da cidade, a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri. Uma das mais importantes do bairro, a via ganhou pavimentação, novo traçado, calçadas amplas e acessíveis, ciclovia, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo. São 1.600 metros de novas calçadas e 1,2 km de asfalto novo no trecho.
A transformação da avenida que interliga os moradores a outros pontos da cidade, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços, aconteceu ao longo de 1,3 km de extensão, desde a Rua Flávio Dallegrave até a Álvaro Botelho.
A obra aconteceu para valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, favorecer o comércio local, promover segurança nos deslocamentos dando prioridade ao pedestre, além de criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade.
"A requalificação da Erasto Gaertner é um exemplo do que fizemos pela cidade para humanizar e organizar os espaços públicos de Curitiba. Trabalhamos para que pedestres, ciclistas e motoristas possam conviver com harmonia, valorizando o comércio local e garantindo que crianças, idosos e todos os cidadãos tenham segurança e conforto para se deslocar pela cidade", destacou o prefeito Rafael Greca.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras começaram na segunda quinzena de março, a partir do programa Caminhar Melhor, com projeto de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Calçadões
Assim como nas transformações realizadas na Alameda Prudente de Moraes e no entorno do Mercado Municipal, no Centro, que ganharam novos calçadões, a Erasto Gaertner agora tem calçadas mais amplas e planas. No lado esquerdo da via (sentido do tráfego) o passeio foi alargado, recebeu faixa acessível de concreto para conforto e segurança dos pedestres, uma nova ciclovia e vagas de estacionamento.
No lado direito, a requalificação da calçada foi no trecho entre a Flávio Dallegrave e as ruas México/Holanda, também com implantação de faixa acessível de concreto. As calçadas receberam rampas de acessibilidade em pontos estratégicos, áreas verdes com plantio de grama, novas árvores e iluminação em LED.
A geometria da via foi alterada em alguns pontos, com relocação das bocas-de-lobo (para captação da água da chuva), implantação de infraestrutura de fibra ótica e revitalização do asfalto. Foram 1,2 km de asfalto novo no trecho.
Desenvolvimento sustentável
Segundo Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, as intervenções executadas são parte das estratégias do município para promover desenvolvimento sustentável e elevar a qualidade de vida na região.
“A revitalização da Avenida Erasto Gaertner segue o modelo bem-sucedido aplicado em outros bairros, priorizando os pedestres com mais segurança, acessibilidade e conforto. Essas melhorias contemplam tanto os moradores, comerciantes que passam a contar com uma região mais atrativa e valorizada, quanto aos que circulam pela região, que são beneficiados pela melhoria na mobilidade”, afirmou o secretário.