Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade que não dorme

Representante da OEA conhece estrutura da Muralha Digital para eleições

Colombiana Marcela Vega Representante da OEA em missão de observação eleitoral realiza visita a Muralha Digital - Curitiba, 30/09/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Representante da Organização dos Estados Americanos (OEA), Marcela Vega visitou as instalações da Muralha Digital, o cerca de segurança da Prefeitura de Curitiba. Acompanhada do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, ela conheceu a estrutura municipal que irá monitorar as eleições deste domingo. Vega foi recebida também pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel, em seu gabinete.

A representante faz parte de uma missão de observação da OEA para acompanhar as eleições gerais no Brasil. Segundo ela, existem representantes do órgão em todos os estados brasileiros.

No Paraná, são dois representantes. Vega é quem acompanha o pleito na capital, o maior do Estado, que concentra 1,4 milhão de eleitores aptos ao voto. Outro representante está em Londrina, segundo maior pleito.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o trabalho de inteligência e segurança desempenhado pela Secretaria de Defesa Social e Trânsito que acontece antes, durante e após o pleito. Ele também reforçou que a gestão Rafael Greca tem total confiança no sistema democrático brasileiro. “Nossa expectativa é que tenhamos uma eleição tranquila em Curitiba", afirmou. 

Pimentel lembrou ainda que no domingo (2/10), dia da eleição, a população curitibana terá ônibus de graça para se deslocar até os locais de votação neste primeiro turno de eleições majoritárias. 

A Prefeitura está empenhada para que o curitibano possa exercer o seu direito ao voto com rapidez e segurança. Para isso, serão mobilizados 410 guardas municipais para atuar desde o sábado (1/10), além de equipes da Setran, do Setor de Inteligência, da Defesa Civil e da Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi). No trânsito, as intervenções e bloqueios terão início nesta sexta-feira (30/9).

Acompanharam a visita o superintendente de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto; o coordenador do Centro de Operações da GM, inspetor Gilberto Ramos de Oliveira; o supervisor da GM, Sergio Cruz; o presidente do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), Alexandre Amorim; e o diretor de infraestrutura do ICI, Fernando Matesco.

Muralha Digital

A Muralha Digital é composta por um sistema de câmeras de vigilância que cobrem vários locais da capital com grande circulação de pessoas, como praças e cemitérios municipais. Além das câmeras, o sistema também está ligado aos radares de trânsito.

O videomonitoramento realizado pela Muralha se mostrou eficiente para ajudar na prevenção de crimes. Nos locais onde as câmeras estão presentes, foi registrada uma redução de 40% na criminalidade, de acordo com estatísticas da Prefeitura.