Coberto de petúnias rosas, para lembrar dos cuidados com a saúde da campanha do Outubro Rosa, o Jardim Botânico de Curitiba completa, nesta quinta-feira (5/10), 32 anos de existência. Criado em 1991, é reconhecido internacionalmente como um dos principais cartões-postais de Curitiba.
Ao completar 32 anos, o Jardim Botânico se mantém como uma referência nacional em conservação ambiental e de pesquisas da flora da cidade. Renovado com as recentes obras de acessibilidade feitas pela Prefeitura de Curitiba, o novo mirante para fotos da estufa e do Jardim Francês, a reforma dos banheiros e a instalação de painéis fotovoltaicos na Galeria Quatro Estações, o Jardim Botânico continua a ser um passeio indispensável tanto para os moradores de Curitiba quanto para os turistas.
Nesta semana, a moradora de Curitiba Neide Casalme, 57 anos, visitou novamente o local. “Todo mundo que eu conheço fala bem do Jardim Botânico, tanto que até convidei outras pessoas para conhecerem. Eu venho sempre aqui, não canso de visitar”, contou Neide.
Turistas de todas as cidades do país também aproveitam as belezas do local. Edite Vanderlei, 80 anos, veio de Pernambuco passear em Curitiba.
“Eu amo flores, então estou adorando o passeio. Também há flores lá em casa, mas não são bonitas como essas do Jardim Botânico. Um jardim que fica assim o ano inteiro é maravilhoso, vou falar para todo mundo visitar”, afirmou Edite.
De Sorocaba (SP), o casal Carlos Henrique Fernandes, 31, e Aline Queiroz, 27, veio a Curitiba especialmente para conhecer o Jardim Botânico. “Sempre que falávamos de vir para cá, as pessoas diziam que não tinha como não ver o Jardim Botânico. Agora vamos dizer a mesma coisa”, disse Fernandes.
Café e ilustração botânica
Mas não são apenas flores para ver e apreciar no Jardim Botânico. Na Galeria das Quatro Estações, além de conhecer plantas das quatro estações do ano, em um caminho com paisagismo cuidadosamente pensado para essa representação, os visitantes podem tomar café e desfrutar da gastronomia típica paranaense no Café do Senac (Serviço Social da Aprendizagem Comercial), do Sistema Fecomércio.
Jardim das Sensações
Criado em 2008, o Jardim das Sensações é um espaço cercado dentro do Jardim Botânico que leva o visitante a um passeio sensorial em um caminho de 200 metros com plantas nativas, aromáticas e medicinais.
As plantas são identificadas também em braile e os monitores ficam à disposição para o esclarecimento de dúvidas e explicações mais detalhadas. Fazem parte do cenário, ainda, canteiros e uma cachoeira, além de uma instalação do programa Jardins de Mel com abelhas mirins, sem ferrão. O local passa por manutenção e fica fechado às segundas-feiras e em dias de chuva.
Estudo e coleções botânicas
São dez as coleções botânicas dentro do Jardim Botânico de Curitiba: Ameaçadas de Extinção; Araucarieto; Arbusto dos Campos do Paraná; Campos Nativos de Curitiba I; Campos Nativos de Curitiba II; Exóticas; Floresta Atlântica; Floresta Estacional Semidecidual; Palmeiras Brasileiras e Jardim das Araucárias do Mundo.
Elas existem como forma de preservação das plantas e elemento de Educação Ambiental. Cada uma das coleções conta com placas que trazem uma breve descrição das características e regiões de origem, além de uma lista das espécies plantadas.
O trabalho é contínuo e constante, tanto na adição de plantas às coleções existentes, como na criação de novas coleções dentro do espaço. Elas são resultado das análises da Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico Municipal de Curitiba. Os estudos fazem parte das atribuições do Museu Botânico Municipal, que fica também dentro da unidade de conservação.
Boas recordações
Para Carina Silva, 38 anos, que veio de Contagem (MG), o Jardim Botânico vai render boas lembranças. “É minha primeira vez em Curitiba e está superando as minhas expectativas, que já eram boas. O jardim também é muito maior do que esperava”, afirmou.
Morador de Arapongas (PR), Odília Botega, 59 anos, também gostou do que viu. “Eu já tinha ouvido coisas boas sobre a beleza daqui, então quis conferir. Eu faço vídeos e a paisagem daqui é perfeita para isso”, disse.