Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Prestação de contas

Renovação de frota do Samu e prêmios marcam segundo quadrimestre da Saúde

Secretária da Saúde, Márcia Huçulak, apresenta o relatório de atividades do segundo quadrimestre de 2019 na Câmara de Vereadores de Curitiba. Curitiba, 24/09/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

 

A renovação de sete ambulâncias da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a campanha de aleitamento materno Agosto Dourado e os prêmios recebidos pela Prefeitura de Curitiba na área foram destaques no balanço do segundo quadrimestre apresentado pela secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, em audiência pública nesta terça-feira (24/9), na Câmara de Vereadores.

“Com as últimas aquisições de ambulâncias, nós fizemos a maior renovação de frota da história do Samu”, disse a secretária.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura aumentou de 25 para 28 o número de ambulâncias operacionais, todas renovadas, e ainda trocou quatro dos cinco veículos reservas, totalizando 33 viaturas. Criado há 15 anos, o Samu Curitiba conta com mais de 470 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e rádio operadores.

Márcia Huçulak também citou o ato de amamentação coletiva feito por 25 mães atendidas na Maternidade Bairro Novo, em 1º de agosto. O “mamaço” foi parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, uma iniciativa aliada a programas da Secretaria Municipal da Saúde, como o Rede Mãe Curitibana Vale a Vida, que ajuda a reduzir a mortalidade infantil. A taxa diminuiu 9,5% entre 2016 e 2018 – de 8,7 para 8,2 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos – e continua em queda.

A secretária ainda falou sobre as iniciativas premiadas na 16ª edição da Mostra Brasil Aqui tem SUS, no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O aplicativo Saúde Já Curitiba recebeu o 1º lugar da região Sul. De março de 2017 a agosto de 2019, o app registrou mais 6,2 milhões de acessos.

“Tem muitas facilidades. É um mecanismo de interação. Além de agendar consultas, transmite informação específica de cada unidade de saúde”, afirmou Márcia.

Relatório 

A apresentação do relatório da secretária aos vereadores segue uma determinação legal, de prestação de contas quadrimestral, segundo prevê a lei complementar federal 141/2012.

Esta foi a terceira audiência realizada neste ano. Desta vez, o escopo foi o segundo quadrimestre de 2019 – a anterior, realizada em maio, abordou o balanço do primeiros quatro meses do ano. Os vereadores fizeram perguntas, observações e elogios.