Um jovem de 22 anos foi preso pela Guarda Municipal suspeito de tráfico de drogas no Centro da cidade, durante a tarde desta quarta-feira (6/1). Depois de contido e identificado pela equipe do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), os guardas verificaram que o rapaz acumulava fugas: da Cadeia da Lapa, da Colônia Penal de Piraquara e de três delegacias. Ele já respondeu por roubo agravado, além de outro antecedente criminal pelo crime de tráfico.
Na ocorrência desta tarde, o suspeito usava uma tornozeleira eletrônica e tentou fugir da equipe, mas foi contido. Os guardas tinham sido avisados por cidadãos de atitude suspeita, que poderia ser tráfico, na esquina da Rua Cruz Machado com a Alameda Dr. Muricy. Ao perceber a aproximação dos guardas, o suspeito correu e jogou um invólucro plástico contendo 13 pedras de crack. A equipe seguiu o suspeito até um hotel e o abordou.
Com ele estava uma mulher, que entregou um invólucro plástico contendo maconha, junto com dez invólucros plásticos de crack, um simulacro de arma de fogo e um facão. Ela disse que não tinha relação com as substâncias nem com as armas.
O jovem foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil para responder sobre o crime.
Prisão por roubo
Também na tarde desta quarta-feira outra equipe do GPEO prendeu um homem de 21 anos suspeito de roubar o celular de uma mulher. Em patrulhamento pela Alameda Princesa Izabel, os guardas foram avisados por um cidadão que viu o momento do crime, que tinha ocorrido nas proximidades. A equipe foi até o local indicado e presenciou uma discussão entre um homem e uma mulher.
Durante averiguação, a vítima relatou aos guardas que correu atrás e reconheceu o homem responsável pelo roubo do celular dela. Contou ainda que ela tinha sido ameaçada com uma arma de fogo e que, quando tentou conter o suspeito, ele a arrastou, causando lesões nos dois braços.
Ainda segundo a mulher, o suspeito devolveu o aparelho quando percebeu a chegada dos guardas. A equipe fez buscas e embaixo de uma árvore perto de onde eles estavam, encontrou um simulacro de arma de fogo junto com uma jaqueta com capuz, que foi identificada pela vítima como a utilizada pelo suspeito na hora do roubo.
O jovem foi encaminhado até a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi constatado que ele já tinha passagem por roubo - havia obtido a liberdade no mês de dezembro.