Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2022

Regional Tatuquara comemora implantação de projetos inovadores

Instalação dos painéis fotovoltaicos nas obras de construção da pirâmide solar no antigo aterro sanitário da Caximba - Curitiba, 24/10/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

De região abandonada a celeiro de projetos inovadores de resgate social e sustentabilidade. Esta é a nova realidade da Regional Tatuquara, que abraçou o desenvolvimento, com a materialização do projeto do Bairro Novo do Caximba, por exemplo, cujas obras já iniciaram e atestam a transformação que acontecerá na região nos próximos anos.

Formada pelos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara e habitada por 124.759 pessoas, segundo estimativa do IBGE e Ippuc (2020), a região vivencia também a construção da Pirâmide Solar, que já está em obras e vai gerar energia limpa para a cidade.

Bairro Novo do Caximba

O Bairro Novo do Caximba começou a sair do papel em outubro de 2022 com a construção das primeiras 752 unidades habitacionais previstas no projeto. Trata-se do maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba e vai promover o reassentamento de 1.147 famílias que hoje vivem em situação de vulnerabilidade social e sanitária, em uma ocupação irregular na Área de Preservação Ambiental das bacias dos rios Barigui e Iguaçu.

Pirâmide Solar

No desativado aterro sanitário do Caximba, a Prefeitura deu início à instalação dos módulos fotovoltaicos que serão responsáveis pela transformação da radiação solar em energia na futura Pirâmide Solar do Caximba.

A usina do Caximba terá potência instalada de 4,55 MWp de geração, que deve começar assim que as obras sejam finalizadas.

Reforma no Armazém da Família

O Armazém da Família do Tatuquara foi totalmente revitalizado. As obras envolveram a troca de todo telhado, pintura interna e externa, revitalização do piso e ampliação da área do estoque e administração.

Segurança Alimentar

A Prefeitura ampliou os investimentos em segurança alimentar em 2022. Inauguradas em março, as Escolas de Segurança Alimentar estão vinculadas ao Mesa Solidária e, além da unidade Patrícia Casillo (Viaduto do Capanema), há a Dom Bosco, no bairro Campo do Santana.

Nos locais, são ofertados cursos para capacitação profissional, com conhecimentos teóricos e práticos, criando oportunidade de emprego e geração de renda.

Rurbana tem trajeto estendido

A linha de ônibus 680 Rurbana foi estendida em mais 2,6 km para ligar o Terminal Pinheirinho ao Terminal Tatuquara, atendendo a uma reivindicação dos usuários do transporte coletivo.

A Rurbana será a oitava linha de ônibus a operar no Terminal Tatuquara, inaugurado em 2021. A medida beneficia os 2.156 passageiros que todos os dias usam a linha.

Rotatória do Rio Bonito

Para organizar o trânsito entre o Rio Bonito e o Campo de Santana, a Prefeitura implantou uma rotatória na confluência das ruas Presidente João Goulart, Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi.

Para isso, o trecho foi realinhado, foram feitas calçadas com acessibilidade e os pontos de ônibus foram relocados alguns metros para garantir segurança aos usuários.

Lama dá lugar a asfalto

Os bairros da região estão passando por uma transformação urbana. A Prefeitura já asfaltou 29,5 km de ruas de saibro da região. Com isso poeira, lama e buracos estão ficando no passado.

Em 2022, uma das contempladas foi a Rua Aretuza Machado de Andrade, no bairro Campo de Santana. A requalificação foi realizada ao longo de 2 quilômetros de extensão.

“A gente estava sofrendo com a poeira e a lama aqui, muito difícil de aguentar. Mas agora está ficando uma maravilha”, disse Geralda de Jesus, que há sete anos mora e mantém uma banca de conveniência no local.

Em toda regional, as intervenções de requalificação no pavimento da malha viária chegam a 64,4 km de asfalto, totalizando 196 ações.

Zeladoria Urbana

As ações de Zeladoria Urbana também são constantes na região. Nos últimos meses a Prefeitura implantou uma calçada na Rua Engenheiro João Kloss, em frente à Rua da Cidadania. A Rua Odir Gomes da Rocha ganhou uma ciclofaixa com 1.340 metros de extensão.

Já a Praça Soldado Wagner recebeu melhoria na iluminação da pista de skate, com implantação de postes e luminárias de LED, que também foram implantados na Horta Comunitária Monteiro Lobato, no Tatuquara.

Em toda a região, a Prefeitura implantou 7.168 luminárias de LED, no período de janeiro de 2017 a outubro de 2022.

Limpeza de córregos

Além disso foi realizada a limpeza, desobstrução e corte de mato na extensão do canal localizado na Rua Belmira Carvalho Bertoldi e do canal localizado na Rua Rogério Zara do Amaral, ambos no Campo de Santana; além de limpeza e desassoreamento do Arroio Gleba da Ordem, no Tatuquara.

Na Rua Antônio Zanon, na confluência da Venício Machado e Presidente João Goulart, foi implantada nova galeria de águas pluviais.

Foi feita também a revitalização da vegetação nativa e implantação de equipamentos esportivos e de lazer na Vila Beira-rio, Tatuquara.

E uma ação integrada foi realizada para limpeza da área de preservação permanente localizada na Rua Paulina Kavinski Pontarolla.

Manutenção em dia

As ações de drenagem, que envolvem limpeza de caixas de captação, substituição de ralos, desobstrução de galerias pluviais, correção de erosão e reassentamento de tubos danificados, somaram 9.479 metros.

Em ruas parques, praças e locais públicos alcançaram 1.743.436 metros quadrados e as ações de tapa-buraco, para manter a malha viária existente em boas condições, chegaram 94.486 metros.

Jardinete Miguel Lédis

No Tatuquara, uma área que era usada para descarte irregular de lixo, a Prefeitura reurbanizou e transformou em Jardinete Miguel Lédis. O local recebeu intervenções de paisagismo, implantação de parquinho, rampas de acessibilidade, bancos de tronco, calçada, academia ao ar livre e luminárias em tecnologia LED.

Feira noturna do Tatuquara

Este ano também a comunidade da região ganhou um novo local para o lazer e compras, a Feira de Artesanato Meu Tatu Querido. As barracas operam todas as sextas, a partir das 16h, oferecendo produtos de artesanato, pães, doces, pastel, lanches e várias opções de gastronomia.

Parque Pinhal de Santana

E falando em área de lazer, a Prefeitura está criando no Campo de Santana o mais novo parque da cidade, o Pinhal de Santana. O local tem área de mata nativa de 350 mil metros quadrados e fica na Rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané-porã, na Regional Tatuquara.

O parque vai abrigar também uma sede da Guarda Municipal e terá parquinho inclusivo com piso emborrachado, pista de caminhada, com extensão aproximada de 700 metros, colmeias de Jardins de Mel, quadra poliesportiva e muita área verde para descanso, contemplação e lazer.

Educação é prioridade

A Prefeitura investiu na melhoria de várias unidades de ensino da região. As reformas e adequações tem o objetivo de oferecer a melhor estrutura para bem-estar e o aprendizado dos curitibinhas.

EM Margarida Orso Dallagassa: reforma do refeitório, quadra poliesportiva, pintura das grades externas e substituição do portão;
EM Newton Borges dos Reis: pintura externa e substituição dos toldos;
EM Dona Pompília: reformas das salas de aula, banheiros dos estudantes e parte elétrica;
EM João Amazonas: reforma do refeitório;
CMEI Erondy Silvério: reestruturação elétrica e substituição de luminárias;
CMEI Vó Anna: reformas nos banheiros infantis, pinturas internas e externas e reformas nos toldos, revisão da estrutura elétrica e reparos na calçada de entrada;
CMEI Fani Lerner: manutenção e substituição de janelas e instalação de grades externas;
CMEI Cajueiro: substituição dos pisos das salas e implantação de toldos;
CMEI Dona Bertha: reforma nos solários, banheiros infantis e cisterna;
CMEI Maria Gracita Gracia Gonçalves: implantação de toldos;
CMEI Dalagassa: reformas nos solários, nos banheiros infantis e pintura externa;
CMEI José Carlos Pisani: reforma e substituição de toldos.