Em 8 anos, a Regional Pinheirinho passou por uma transformação da estrutura viária, com a implantação do Ligeirão Norte/Sul, ligando os terminais Pinheirinho e Santa Cândida, e do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, ligando o Atuba ao Pinheirinho pela Linha Verde.
Outras ações da Prefeitura também beneficiaram a região, como a reforma de unidades de saúde, asfalto novo, energia solar no Terminal Pinheirinho, abertura dos CMEIs Lourdes de Araújo Canet e Ivonete Rosa, entre outros.
A região formada pelos bairros Capão Raso, Fanny, Lindóia, Novo Mundo e Pinheirinho é habitada por 152.614 moradores, segundo estimativa do IBGE e Ippuc de 2020.
Do Pinheirinho ao Santa Cândida
A entrada em operação do Ligeirão Norte/Sul trouxe ganhos importantes para os moradores da região. Com a nova linha o tempo de deslocamento diminuiu em 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.
Além disso, as obras transformaram a infraestrutura viária da região. O conjunto de intervenções com pavimentação da canaleta exclusiva (alargada em alguns pontos), das vias locais, novas calçadas, moderno sistema de iluminação, paisagismo e implantação de faixa compartilhada para ciclistas impulsionaram a economia e inauguraram um novo paradigma de mobilidade ativa e segura em Curitiba.
Novo Inter 2
A região também está incluída no pacote de obras do Novo Inter 2, que vai promover melhorias nos 38 km do itinerário de duas das linhas mais carregadas da cidade, o Inter 2 e o Interbairros II para adoção de ônibus 100% elétricos. As benfeitorias incluem novas estações, faixas de ônibus exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo, e um novo mini terminal, no Santa Quitéria.
No âmbito da Regional Pinheirinho, as obras também atingem os bairros Fanny, Novo Mundo e Capão Raso.
Uma dessas grandes intervenções aconteceu nas ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello, a Prefeitura implantou um novo binário entre os bairros Fanny e Novo Mundo. As intervenções foram realizadas numa extensão de 5,3 km para reorganizar o trânsito local e integram o Lote 2 do Novo Inter 2.
Além da pavimentação renovada, as ruas também receberam 2.782 metros de drenagem, 19 mil metros quadrados de calçadas inclusivas com 216 rampas de acessibilidade, além de 133 luminárias de LED, paisagismo e o plantio de 400 mudas de ipê amarelo.
Terminal Pinheirinho Solar
O Terminal Solar Pinheirinho agora se uniu aos terminais Santa Cândida e do Boqueirão, que também já possuem usinas fotovoltaicas em suas coberturas. Os três terminais fazem parte do programa Curitiba Mais Energia, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A geração de energia renovável está dentro das metas do Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
A usina solar sobre a cobertura do Terminal Pinheirinho possui 1.386 módulos fotovoltaicos capazes de gerar 956,34 KWp (potência máxima instalada) de energia elétrica. A economia estimada por ano será de R$ 792 mil por ano aos cofres públicos da Prefeitura de Curitiba.
Ligeirão Fagundes Varela
A entrega da obra da Linha Verde possibilitou a oferta de mais um serviço para a população que usa ônibus: a criação do Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que faz a ligação entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476). Com a implantação da nova estação Solar, no Bairro Alto, como complemento do projeto da Linha Verde, o trajeto da linha passou de 29 quilômetros para 32 quilômetros e a previsão é ampliar o número de passageiros atendidos de 8 mil para 15 mil por dia. Com isso, a linha vai passar a se chamar Pinheirinho/Solar.
Malha viária recuperada
Faz parte também do capítulo da mobilidade urbana, a recuperação da malha viária da região, que recebeu 119,4 km de asfalto novo, desses 12 km em ruas de saibro, livrando os moradores da poeira e da lama.
A Prefeitura recuperou ruas importantes como a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capão Raso), Rua das Perdizes (Novo Mundo), Padre Manoel da Nóbrega (Fanny), Leon Tolstoi (Lindóia) e Izaac Ferreira da Cruz (Pinheirinho).
Correção geométrica
Uma obra que integrou o pacote de melhorias na região foi a reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz. Ali, a Prefeitura implantou uma rotatória e novas ilhas para a travessia de pedestres.
Maria Eduarda Inácio, proprietária da Loja Mané Ferro, de roupas e calçados, disse que as melhorias valorizam o comércio e asseguram melhores condições de mobilidade na região.
"Valoriza a região, mas vai além, organizou o trânsito, ajudou aos motoristas, os ciclistas e também quem caminha pelas calçadas, especialmente os alunos do Colégio Sesi, que fica na quadra de cima e que circulam por aqui", contou Maria Eduarda.
Zelo nos bairros
A malha viária já existente na região recebe cuidados constantes da Prefeitura. As ações de tapa-buraco somaram 1.897 km no período de janeiro de 2017 a novembro de 2024.
As roçadas em parques, bosques e ruas alcançaram 14.527.410 m² quadrados.
A manutenção da estrutura das águas da chuva foi feita em 53.362 metros da região e envolve estruturas como bocas-de-lobo e tubulação, além da limpeza e manutenção de 35.294 caixas de captação. Esse trabalho é importante para evitar alagamentos em dias de chuvas mais fortes.
Durante os últimos oito anos os bairros da Regional Portão receberam a instalação de 8.422 lâmpadas de LED, que são mais econômicas e eficientes, dando mais segurança para a população.
Para manter em boas condições a rede de energia da região, a Prefeitura realizou 21.671 reparos, entre troca de lâmpadas e substituição de equipamentos.
Prevenção de enchentes
O trabalho de prevenção de alagamentos, coordenado pelo programa Curitiba Contra as Cheias, é constante em rios da capital.
Em 2024, foi realizado um trabalho emergencial para recompor parte da margem do Arroio Cercado, no encontro das ruas Zakarias Liteka e Cid Marcondes Albuquerque, no Pinheirinho. A queda do talude aconteceu depois de um dia de forte chuva. A intervenção foi realizada em um trecho de aproximadamente 25 metros de extensão, com a implantação de sistema de contenção com tubos de concreto de 3 metros de altura.
Outras ações foram realizadas na região, como macrodrenagem no Rio Vila Formosa, implantação de galeria celular no Ribeirão dos Padilhas e a macrodrenagem do Rio Pinheirinho.
Travessias seguras
A Prefeitura recuperou as travessias sobre cursos de água para dar mais segurança para os moradores. Foram reconstruídas as passarelas de madeira do Arroio Pinheirinho e do Arroio Cercado e construída a ponte no Ribeirão dos Padilhas, na altura da Rua Major Sebastião Isidoro Pereira, no Capão Raso.
Investimento em saúde
A população que mora na regional também foi beneficiada pelo investimento que a Prefeitura fez na reforma de unidades de saúde e clínicas odontológicas. As clínicas que cuidam da saúde odontológica da população foram todas reformadas, assim como a UPA Pinheirinho, as unidades de saúde Vila Feliz (Novo Mundo), Fanny Lindoia (Lindoia), Vila Clarice (Novo Mundo), Ipiranga (Capão Raso) e o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns.
Vagas para os curitibinhas
A Prefeitura ampliou as vagas de ensino para os curitibinhas com a entrega dos CMEIs Lourdes de Araújo Canet e Ivonete Rosa.
Outro reforço importante na área do ensino foi a entrega da nova sede da Escola Municipal Maria Nicolas e a abertura dos Faróis do Saber e Inovação José de Alencar e Tasso Silveira, além da implantação da quadra coberta na Escola Municipal Belmiro César.
Incentivo ao esporte
Como parte das ações de incentivo ao esporte, a Prefeitura implantou no Centro de Esporte e Lazer (CEL) do Pinheirinho uma quadra de futebol de grama sintética, além de uma quadra de tênis e outra para esportes de areia.
Os serviços incluíram terraplanagem, preparo de drenagem e demarcação das quadras de futebol sintético e vôlei. Além disso, a equipe realizou a concretagem e a execução da quadra de tênis, incluindo pintura e demarcação.
Outras ações da Prefeitura na região foram a entrega do Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana Monte Sião com ampla área de lazer; a requalificação da Praça Zumbi dos Palmares (pista de caminhada e da ciclovia) e o projeto do Parque da África, ao lado da praça.
Espaço da Beleza e academia
A Rua da Cidadania do Pinheirinho também foi completamente reformada. O processo incluiu reformas nas estruturas metálicas, pintura, implementação de acessibilidade, lavagem dos telhados, instalação de iluminação cênica, adoção de nova comunicação visual e a introdução do Sistema de Gestão de Atendimento ao Cidadão.
O espaço passou a contar com um Laboratório de Beleza, que oferta cursos de design de sobrancelhas e aplicação de henna, manicure, assistente de cabeleireiro.
E uma academia de musculação completa funciona no local. As aulas são gratuitas e acontecem nas segundas e sextas e terças e quintas-feiras, às 8h, 9h, 14h e 15h.
Selo Diamante
O Espaço Empreendedor do Pinheirinho levou o Selo Diamante de atendimento ao MEI, premiação máxima ofertada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Compras sem pagar passagem
Com parte da política de segurança alimentar e nutricional, a Prefeitura implantou a integração temporal para que os clientes do Armazém da Família e Sacolão da Família do Terminal Pinheirinho possam fazer compras sem pagar passagem, pelo período máximo de uma hora.
A Prefeitura também realizou a reforma Armazém da Família Maria Angélica e implantou as feiras noturnas Lindóia (Lindóia) e Zumbi dos Palmares (Pinheirinho). A comunidade também passou a contar com dez novas hortas comunitárias.
Nova sede do Conselho Tutelar
Há dois anos, o Conselho Tutelar Pinheirinho está funcionando em nova sede, na Rua Jaime Rodrigues Rocha. O espaço é próprio e adequado para o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias. Também na área de atendimento social, a Prefeitura revitalizou a Unidade de Acolhimento Institucional Madre Antônia, que atende meninas adolescentes.