Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 8 anos

Regional Matriz: Rosto da Cidade e apoio às pessoas em vulnerabilidade

Restaurante popular do Capanema já beneficiou milhares de pessoas. Curitiba, 28/01/2019. Foto: Luiz Costa /SMCS

A Regional Matriz, formada por 18 bairros e quase 210 mil habitantes, virou um canteiro de obras durante os oito anos da gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito Eduardo Pimentel. Pelo programa Rosto da Cidade, toda a área central de Curitiba passou por melhorias. Foram restaurados 150 imóveis antigos, entre eles o Palácio Belvedere e a Capela da Glória.

Além do aspecto urbano, a região ganhou importantes ações para atender a população em vulnerabilidade, como as refeições gratuitas do Mesa Solidária e o acolhimento em abrigos e hotéis sociais da Fundação de Ação Social (FAS).

Mercado Municipal

Outra grande ação da Prefeitura foi a requalificação do entorno do Mercado Municipal, com a implantação um boulevard na Rua General Carneiro, com mobiliário e paisagismo, e de novas calçadas planas e acessíveis em cinco ruas, pelo programa Caminhar Melhor. A região ainda recebeu iluminação e paisagismo.

Passeio Público

O Passeio Público teve revitalização completa e ganhou Coreto Digital, mais flores, brinquedos e virou palco do Natal de Curitiba. Na região também estão o Cine Passeio e o Estúdio Riachuelo, como novos espaços culturais municipais.

Revitalizações

As ações incluíram ainda a revitalização do Bondinho da Rua XV, transformado em uma biblioteca, e a recuperação do Teatro do Paiol, no Rebouças. As obras melhoraram as condições de uso do imóvel, anteriormente em processo de degradação.

Ainda na região central, também foi restaurado durante a gestão, o Memorial Árabe e as praças 19 de Dezembro e João Cândido. A Prefeitura entregou ainda a praça e Memorial da Saúde, na Rua Cruz Machado, no Centro; e a Praça do Confúcio e Largo da China, no Centro Cívico. Também promoveu a lavagem semanal da Rua XV de Novembro, Largo da Ordem, Praça Zacarias, Mercado Municipal e Carlos Gomes.

Está em andamento também o Projeto Rua da Memória e a revitalização da Travessa Nestor de Castro.

Obras urbanas

Foram executadas 179 obras de pavimentação em 112 km de ruas, como a Treze de Maio (Centro), Mateus Leme (São Francisco), Visconde do Rio Branco (Mercês), Francisco Rocha (Bigorrilho), Sete de Setembro (Batel), Padre Germano Mayer (Cristo Rei), Prefeito Lothário Meissner(Jardim Botânico), Deputado Mario de Barros (Juvevê), Albano Reis (Ahú), Carlos Pioli (Bom Retiro).

O programa Asfalto Novo também requalificou a Voluntários da Pátria (Centro) e o Caminhar Melhor, as calçadas das ruas João Parolin, Dr. Goulin, Francisco Alves Guimarães e Emiliano Perneta.

Calçadas e iluminação

A Rua Kellers ganhou calçadas, asfalto novo e drenagem. As obras da Prefeitura contemplaram a nova Alameda Prudente de Moraes, no Centro, e também a nova ciclovia na Avenida Cândido Hartmann, além das pistas compartilhadas em diversas ruas, no Bigorrilho.

Também foi instalada a iluminação cênica de 13 igrejas e monumentos em toda a Regional Matriz.

Contra as cheias

Nos trabalhos de macrodrenagem, a contenção no Rio Juvevê, o perfilamento do Rio Pilarzinho e a bacia na Rua Henrique Itiberê da Cunha são os destaques.

Investimentos na saúde

A Prefeitura concluiu, durante a gestão, a reforma da US Ouvidor Pardinho, com R$ 1,5 milhão investido. A nova unidade de apoio tem espaço para dispensação de medicamentos e aplicação de vacinas.

A Prefeitura promoveu ainda a reforma das clínicas de odontologia das US Capanema e Ouvidor Pardinho. Também reformou a Central de Material Esterilizado do Samu e da US Mãe Curitibana.

Educação

Na área da educação, a gestão foi marcada ainda pela entrega dos CMEIs Adolfo Bezerra, no Centro, e Ida Hanemann, no Rebouças. Foi aberta a Escola Municipal Irmãos Rebouças, com ensino em tempo integral para 400 estudantes da Vila Torres. A unidade fica no complexo educacional Rebouças, que deve receber ainda um novo CMEI e um Farol do Saber e Inovação.

Na educação, houve ainda a entrega da Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, do Laboratório Pedagógico de Inovação (Lapi) e do Centro de Ensino Estruturado para o Transtorno do Espectro Autista.

Meio ambiente

O Jardim Botânico recebeu a maior intervenção estrutural da história, com restauração da pista e das quadras de tênis do Velódromo, abertura da Galeria das Quatro Estações e obras no Salão de Exposições.

Também foram entregues as reformas das praças 29 de Março, nas Mercês, Alfredo Andersen e da Praça da Ucrânia, ambas no Bigorrilho, e da Praça do Redentor/Gaúcho, com revitalização da pista de sate, assim, como no Jardim Ambiental.

Transporte

Como parte do projeto do Novo Inter 2, a Prefeitura entregou a Estação Prisma Solar Agrárias, no Cabral. Também passou a funcionar, recentemente, o Ligeirão Norte/Sul, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, passando pela Matriz. Além disso, o município prevê obras importantes na regional relacionadas ao projeto do BRT Leste/Oeste.

Segurança alimentar

O prefeito Rafael Greca reabriu, em 2018, o Restaurante Popular do Capanema. O espaço ficou fechado por 18 anos e servia como “mocó” para dependentes químicos embaixo do Viaduto do Capanema. Hoje o restaurante serve em um espaço limpo e seguro 500 refeições por dia, por somente R$ 3 cada.

O restaurante faz parte do amplo complexo de segurança alimentar sob o viaduto, que conta ainda com a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo e o Armazém da Família do Capanema.

Na área de segurança alimentar, foi implantado, em 2019, o programa Mesa Solidária, uma parceria com entidades sociais e instituições religiosas para oferecer refeições gratuitas a pessoas em vulnerabilidade. São duas unidades na Regional Matriz: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro) e Patrícia Casillo (Jardim Botânico).

A Prefeitura abriu - e depois ampliou - o Sacolão da Família da Praça Rui Barbosa e reformou o Restaurante Popular da Matriz.

Ação social

Inauguração da FAS-SOS; maior centro de atendimento a pessoas em situação de rua da cidade, em frente à Rodoferroviária; da Praça Solidariedade, no Rebouças; do hotel social Nova Morada Vida Nova; e do hotel social para acolhimento de travestis e mulheres trans em situação de rua, reconhecido como o primeiro do Paraná.

Nascido em Santo Antônio da Platina, Norte do Paraná, Ari Galvão Koser foi acolhido no hotel social da prefeitura. “Quando cheguei no endereço achei que tinha entrado no hotel errado, de tão bonito que é. Organizado, limpo, com comida boa e uma equipe excelente”, conta.

Segurança

A Prefeitura implantou a Muralha Digital, com um Centro de Controle Operacional (CCO) conectado a 1.900 câmeras instaladas em pontos estratégicos da regional. O programa também conta com 515 câmeras corporais e veiculares da Guarda Municipal. 

O município reforçou o patrulhamento ostensivo, promove constantemente ações preventivas de segurança e comprou novas viaturas para a GM.

Esporte e lazer

Após seis anos fechado, o Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, foi reaberto com uma reforma completa, que incluiu a cobertura da piscina e nova pintura no ginásio. O CEL ganhou também a primeira quadra pública de padel de Curitiba.

A Praça Oswaldo Cruz também foi revitalizada e agora tem play pet, playground com brinquedos de madeira e piso de borracha, duas quadras de esportes de areia e uma de cimento poliesportiva.

O Centro de Esporte Lazer Velódromo também passou por reforma. O Centro de Atividade Física Ouvidor Pardinho se beneficiou com a reforma da Unidade de Saúde, com melhorias na sala de ginásticas.

Habitação

Na área da habitação, foram entregues pelo Município 106 novas moradias nos conjuntos Vila Prado (Prado Velho), New Residence (Centro) e New Faivre (Centro).

Emprego e inovação

Foi criado o Vale do Pinhão, programa de apoio a empreendedores, startups e empresas de Curitiba, com sede no Engenho da Inovação, no Rebouças. A Prefeitura abriu ainda o Pinhão Hub, Centro de Inovação de Curitiba, no Rebouças.