Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba em ação

Regional Cajuru recebe projeto inédito e sequência de obras estruturantes

Obras da Prefeitura melhoram a vida dos moradores da Regional Cajuru. - Na imagem, Sinalização Jardim Acrópole. Foto: Divulgação

A Prefeitura está ampliando os investimentos em toda a cidade. Nos cinco bairros da Regional Cajuru, a segunda mais populosa de Curitiba, com 244 mil habitantes, obras e projetos importantes estão em curso ou já foram executadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

O mais novo projeto para a região é a Fazenda Urbana, anunciada pelo prefeito Rafael Greca no início desta semana. Projetada para ocupar uma área de 4.435m² ao lado do Mercado Regional do bairro Cajuru, a estrutura será mantida com o que há de mais moderno em modelos de plantio e uso de energias renováveis - eólica e solar e reaproveitamento de água de chuva para a irrigação - e bioenergia. O Ippuc e Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) trabalham na viabilização do projeto executivo, que deverá ser licitado, para que seja possível iniciar a obra no primeiro trimestre de 2019.


No que diz respeito às obras, foram concluídos no Cajuru os trabalhos de contenção do talude do Córrego Vila Oficinas. A intervenção contribui para a conservação ambiental preservando o leito do rio de erosão no período de chuvas e evitando que as edificações e a própria estrutura urbana do entorno seja degradada. Na obra, a Prefeitura conta com a parceria da Sanepar na implantação da infraestrutura para separar o esgoto da água pluvial.

"Esta curva do Vila Oficinas é uma aula de saneamento e de boa engenharia. Desligamos o esgoto que caía no rio e ao mesmo tempo protegemos as margens da erosão", disse o prefeito Rafael Greca, que vistoriou a obra durante a semana.

Luiz Antônio Franco de Godoy, liderança da região, comemorou as obras no bairro. Segundo ele, a nova ponte com a galeria celular será a sétima instalada no local. "Mas agora será definitiva. Nós, moradores, esperávamos há muitos anos".

Galeria celular

Muito próximo dali, no mesmo Córrego Vila Oficinas, o Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria de Obras Públicas acompanha a implantação de galeria celular na Rua Natal, próximo ao cruzamento com a Rua Raymundo Nina Rodrigues. A estrutura feita em concreto pré-moldado vai melhorar o escoamento da água pluvial no córrego que integra a Bacia do Atuba e substituir a antiga ponte de madeira, permitindo o acesso de veículos.

O serviço está sendo executado por empresa contratada pela Prefeitura de Curitiba e terá custo de R$ 440 mil. A obra deve ser concluída até janeiro de 2019. A nova ponte terá 25 metros de extensão.

Limpeza de córregos

Além das novas obras, a Prefeitura mantém o trabalho constante da limpeza de rios e córregos que fazem parte das Bacias do Belém, Iguaçu e Atuba. Na Regional Cajuru, as máquinas retiraram lixo dos rios na altura das ruas Benjamin Gelinski e Léo de Abreu Miró – entre as ruas Ângelo Mashio e Vicente de Cristo. Houve outra intervenção na altura da Rua Guilherme Walter Lory e Padre Cláudio Arenal Rua Tanimatsu Hamasaki, entre a Rua Monalisa Destefani e o Canal da Rua Olindo Caetani. Também foi feita limpeza na vala de drenagem próxima à linha férrea na Vila São Domingos, Jardim Mercúrio e Jardim Acrópole.

Os trabalhos são realizados em toda a cidade como forma de prevenir enchentes provocadas pelo grande volume das chuvas de verão. A Prefeitura reitera para que a população não jogue lixo nos rios já que é ela a principal prejudicada quando há trasbordamento pelo entupimento dos canais. Os moradores podem denunciar a prática de poluir os rios pelo telefone 156.

Asfalto

Os moradores da Vila Autódromo foram beneficiados com a revitalização de quatro ruas: João Dorvalino Borba, Odaléia Costa Águas e Eurico Paiva Vidal. Além de proporcionar maior qualidade de vida aos moradores, a revitalização dá condição de motoristas e pedestres circularem com maior segurança.

Para garantir o trânsito mais seguro na região, a administração regional do Cajuru também realizou a pintura da sinalização das ruas Reinaldo Issberner, entre Rubéns Padilha Mendes e João Crysóstomo da Rosa; Yedo de Faria Pinto (toda a extensão); Luiz Carlos Dorecki; Isaias F. da Silva; Celso Cesar Osternack; Anna Trentim Reque, e Dr. Hamilton Portugal Pereira.

Iluminação pública

Além de melhorar as condições de tráfego na via, a Prefeitura também tem empenhado esforços para tornar as ruas da região mais iluminadas. Nos últimos dias foi feita extensão da iluminação pública nas ruas Atílio Piotto, entre as ruas Benjamin Gelinski e Valdemar Adam e da Aristeu Martins, entre as ruas Padre Júlio Saavedra e Pacífico Guimarães Teixeira Filho e Simão Guebur, todas no Uberaba.

Também foram atendidas no Cajuru as ruas Rubéns Padilha Mendes, esquina com Reinaldo Issberner; Lucas Schereiner Junior, entre as ruas Niterói e Sebastião Marcos Luiz; Liberato Evangelista do Prado, entre as ruas da Trindade e Colombina Naide Nhundiaquara; Arlindo Rocha, esquina com Humberto Giraldi; Rubens João Henrique Plois, entre as ruas Antônio Moreira Lopes e Nelson de Macedo Justus.

Já no Capão da Imbuia, as ruas que receberam melhoria na iluminação pública foram a Osvaldo Campos, entre Osmário de Lima e Frederico Stadler Junior, e Raul Caron, esquina com Presidente Affonso Camargo.

Urbanização

Outra obra importante de infraestrutura e revitalização foi feita na Rua Professora Isabel Marquezine Rego Barros. A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT) recuperou uma área degradada e foi feita a implantação de paisagismo, arborização e de canchas poliesportivas para o lazer da população.