Em 2023, serviços importantes melhoraram a qualidade de vida na Regional Boqueirão, como a implantação de dois binários no Hauer e de calçadas acessíveis na Rua Bley Zornig, a instalação de 756 painéis fotovoltaicos no Terminal Boqueirão e reformas na Rua da Cidadania.
“Nosso atendimento, sob orientação e determinação do prefeito Rafael Greca, prioriza demandas indicadas pela população nas consultas do programa Fala Curitiba, além de projetos estruturantes e questões de emergência e de manutenção dos serviços oferecidos”, destacou o administrador regional Ricardo Dias.
A regional tem 230 mil moradores e é formada pelos bairros Alto Boqueirão, Boqueirão, Hauer e Xaxim.
Soluções inteligentes
O Terminal Boqueirão recebeu 756 painéis fotovoltaicos para produção de energia e economia na conta de luz.
Já no estacionamento, foi feita obra de bacia de contenção com capacidade para armazenar 510 mil litros de água, evitando alagamentos na região.
Mobilidade urbana
Outra importante obra na regional foi a revitalização das calçadas da Rua Bley Zornig, no bairro Boqueirão, dentro do projeto Caminhar Melhor. A intervenção ocorreu em 1 quilômetro, no trecho entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e a Rua Willian Booth.
Dois novos binários foram implantados no Hauer, nas ruas Cel. Luiz José dos Santos/Salvador Ferrante e João Soares Barcelos/Oliveira Viana, para ajudar na fluidez do trânsito. Os dois foram solicitados pelos moradores no programa de consulta popular Fala Curitiba.
“O binário da Salvador Ferrante desafogou o trânsito no fim do expediente”, diz Edson Carlos de Oliveira, morador do Boqueirão.
Também foi implantada, no Hauer, a continuação de outro binário, das ruas Pádua Fleury e Antônio Ricardo dos Santos.
A instalação de semáforo sonoro para pedestres na Rua Francisco Derosso, esquina com a Pioneiros, no Alto Boqueirão, também melhorou a segurança no trânsito.
Asfalto Novo e iluminação
Os serviços de pavimentação na Regional Boqueirão fazem parte das 169 ações concluídas da atual gestão em 86.269 metros ou 86,2 km de asfalto novo pavimentado. O pavimento representa 8,59% da relação total das obras de pavimento executadas na cidade.
Os serviços incluíram a reciclagem de ruas elencadas no Fala Curitiba, como o asfalto novo em 3 mil metros da Rua Diogo Mugiatti, no Boqueirão.
Na parte da iluminação, destaque para a instalação de modernas e econômicas luminárias em LED na Praça Hermann Görgen, localizada na esquina das ruas Diogo Mugiatti e Arthur Manoel Iwersen. O espaço recebeu novas luminárias decorativas e refletores. Os serviços melhoraram a segurança no local, condomínio e ponto de ônibus ao lado do equipamento público.
Foram realizados na Regional Boqueirão, desde o início da gestão, 45.620 atendimentos na parte da gestão da iluminação pública. Na cidade toda, o Departamento de Iluminação Pública fez 543.871 atendimentos.
Os serviços incluem instalação de sistema inteligente de telegestão em pontos de iluminação pública, ampliação, melhora e modernização da rede, troca para luminárias led em novos pontos em ciclovias, monumentos, praças, parques e calçadas
Combate às cheias
Os trabalhos de macrodrenagem foram fundamentais para mitigar os efeitos severos das chuvas. Entre as ações, estão as limpezas de rios, córregos e canais, ampliação de galerias, contenção, manutenção e construção de pontes e passarelas.
Rio Belém
Maior rio urbano da cidade, o Belém representa esse importante trabalho. Em 2023, o rio passou por um processo de limpeza e desassoreamento no bairro Boqueirão – um dos 37 bairros cortados por ele. A intervenção do programa Curitiba Contra as Cheias retirou bancos de areia que afunilam no leito e dificultam o fluxo de escoamento da água, além de limpar e alargar o talude ao longo de 6 km.
Para auxiliar na resposta rápida à possíveis ocorrências, a Secretaria Municipal de Defesa Social instalou na Rua da Cidadania da Regional Boqueirão uma estação pluviométrica, atualizou o Plano de Contingência, e conta com o apoio dos grupos do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário – NUPDEC.
Conscientização ambiental
Mensalmente, a Administração Regional acompanha a doação de mudas de árvores e plantios comunitários do Desafio 100 mil árvores para Curitiba. Em toda a cidade, o plano de arborização já atingiu 400 mil árvores. Desse total, 45 mil mudas de árvores foram plantadas nos bairros da Regional Boqueirão.
A Regional também organizou ainda em 2023 um mutirão de limpeza contra a dengue e dezenas de ações ambientais com a presença da Família Folhas.
Melhorias
O Centro de Referência Paralímpico de Curitiba – CEL Ver. João Derosso, no Xaxim, foi revitalizado com atenção à acessibilidade. No Alto Boqueirão, o Zoológico foi revitalizado e os animais receberam novos recintos.
Saúde
A Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo, no Boqueirão, foi reformada e entregue pelo prefeito Rafael Greca em agosto de 2023. O investimento foi de R$ 420 mil oriundos do Tesouro Municipal. São atendidas pela unidade 12 mil pessoas.
Também foram reformadas, ao longo do ano, as clínicas odontológicas da US Jardim Paranaense (Alto Boqueirão), US Xaxim (Xaxim), US Eucaliptos (Alto Boqueirão), US Pantanal (Alto Boqueirão), US São Pedro (Xaxim) e US Menonitas (Xaxim).
De cara nova
Em 2023, foi feita a pintura da Rua da Cidadania. A pintura geral incluiu também os estacionamentos, o coreto e a ciclovia no entorno. Também foram reformados os espaços do Cras e do Centro Esportivo. Houve ainda reformulação da Feira de Artesanato e da identidade visual da Rua da Cidadania.
A Rua da Cidadania do Boqueirão realizou 287.711 atendimentos ao público em 2023.
Eventos regionais
A regional recebeu aulas de samba, evento cívico e festas juninas, do Dia das Crianças e do aniversário da cidade. A Caravana Étnico-Cultural e o Auto de Natal se destacaram na programação.
Houve ainda o Fala Curitiba presencial, a Quarta Cidadã, o Justiça no Bairro, castração de animais, mutirões de emprego e de cadastro do Armazém da Família, além do curso de atendimento ao cidadão para os servidores da Rua da Cidadania.
Semana da Moda
O Boqueirão Fashion Day se transformou na Semana de Moda de Curitiba em 2023, com cursos, oficinas, exposição fotográfica e encontro da cadeia produtiva de moda. Na 7ª. Edição, o evento conhecido em toda a cidade, recebeu mais de 10 mil pessoas desde a sua 1ª. edição.
O fomento à indústria da moda e a parceria com as malharias do Boqueirão também contaram com a oficina de customização de jeans e dois dias de desfiles.
Christiane Buss, coordenadora do curso de moda da Uniandrade, destacou a importância do evento. “O Boqueirão Fashion se tornou um evento de referência, principalmente para jovens e estudantes da moda entenderem o mercado e entrarem em contato com profissionais, fornecedores e empresários do setor”, disse Christiane.
A coordenadora ressaltou a temática do evento. Em 2023, o desfile abordou os 100 anos do Movimento Paranista. “Neste ano, a pedido do prefeito Rafael Greca, fizemos toda a produção voltada para os 330 anos de Curitiba.”