As dez administrações regionais da Prefeitura já estão se organizando para a primeira fase da consulta pública Fala Curitiba, que a partir de 7 de março ouvirá a população sobre as principais demandas para melhorar a vida na cidade. Nesta quarta-feira (16/2), foi a vez da Matriz e Santa Felicidade reunirem os representantes de cada órgão da administração municipal para conhecerem o cronograma e as novidades para 2022.
“É o primeiro passo para aprimorarmos a qualidade da participação dos cidadãos, atendendo às expectativas deles com relação à cidade”, diz a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) da Prefeitura, Adriane Cristina dos Santos.
Fala-móvel
Desta vez, ao invés de continuar participando somente pela internet ou preenchendo as antigas fichas impressas fornecidas pelas Regionais, os moradores da cidade contarão com unidades móveis do programa – veículos caracterizados que levarão equipes vestindo coletes do Fala Curitiba a pontos de grande circulação de público, facilitando a participação popular. Eles circularão por todos os bairros.
“A meta é oportunizar a participação dos cidadãos em todas as três fases do Fala Curitiba. Queremos desenvolver o senso de pertencimento à cidade também em quem não tem muito tempo para acessar o portal e, no caso dos mais idosos, quem não tem muita familiaridade com a internet”, explica a coordenadora do projeto, Simone Cristina Iubel, que fez a apresentação para as equipes da Regional Matriz.
Roteiros definidos
Em Santa Felicidade, por exemplo, a busca ativa dos participantes começará pelo bairro Lamenha Pequena, na manhã do dia 9 de março. Depois, segue para Santa Felicidade (dia 11/3, à tarde), Butiatuvinha e São Braz (dia 16/3, de manhã), Santo Inácio (dia 18/3, de manhã), Órleans (dia 21/3, à tarde), Campina do Siqueira (dia 23/3, de manhã), Mossunguê (dia 24/3, à tarde), Campo Comprido (dia 25/3, de manhã), Vista Alegre (dia 28/3, à tarde), São João (dia 30/3, de manhã) e Cascatinha (dia 31/3, à tarde).
“É uma proposta interessante e desafiadora, já que leva a Prefeitura a se aproximar cada vez mais das pessoas para saber o que elas querem ver implantado para termos uma cidade cada vez mais mais eficiente e humana”, diz a administradora Regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima.
Todas as Regionais divulgarão as datas, os locais e períodos em que as equipes do Fala Curitiba móvel estarão circulando em cada bairro, nas três fases do Fala Curitiba.
As próximas reuniões para o início do planejamento da consulta pública acontecerão as regionais Tatuquara e Portão (dia 17/2, quinta-feira), Boqueirão e Cajuru (dia 21/2, segunda-feira) e Bairro Novo (dia 23/2). Boa Vista, CIC e Pinheirinho já fizeram os seus encontros e estão em fase de organização do processo.