Brincadeiras, jogos, atividades físicas moderadas, caminhadas e orientações nutricionais para terceira idade. Estas são algumas das ações que estão sendo promovidas nos bairros para marcar o Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro.
Em Curitiba, as atividades contemplam o uso de máscara e distanciamento social e são realizadas em ambientes abertos para prevenir o contágio do coronavírus.
O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991. O objetivo é sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de proteção e de cuidados para com essa população.
Jogos e concursos
O Centro de Esportes e Lazer (CEL) da Rua da Cidadania do Pinheirinho promoveu, nesta terça-feira (28/9), atividades como basquetinho e jogos de estafeta, que desenvolvem a percepção de organização de sequência e concentração.
O núcleo da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) da Regional Pinheirinho pretende promover um concurso entre os grupos de idosos um que vai eleger a rainha dos idosos.
“Além de incentivar a interação entre os participantes, o objetivo também será de arrecadar brinquedos e alimentos não perecíveis para serem doados à Fundação de Ação Social (FAS)”, explicou Rogério Franca, chefe de núcleo da Smelj.
Passos na História
Na Regional Portão, o núcleo da Smelj programou para quarta-feira (29/9) a caminhada Passos na História, voltada para o público adulto de uma forma geral. A atividade terá o acompanhamento dos orientadores da Smelj.
A saída será às 8h30, do CEL Arthur Bernardes e o percurso será até a Praça da França. Em caso de chuva, programação é suspensa.
Na Regional Tatuquara, está prevista também uma caminhada Passos da História. A saída será do Clube da Gente Tatuquara, às 14h.
Dinâmicas e orientações
A Regional Bairro Novo está programando para quinta-feira (30/9), no CEL da Rua da Cidadania dinâmicas e jogos com grupos de terceira idade.
“Antes das atividades, teremos orientações sobre nutrição e ingestão de água para a terceira idade”, explicou Veridiana Maranho, chefe do núcleo da Smelj na regional.
Estas orientações também estão sendo repassadas para os grupos de terceira idade que fazem atividade no CEL da Vila Tecnológica e do Clube da Gente.