Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 321 anos

Regionais levam comemoração para toda a cidade

O aniversário de 321 anos de Curitiba foi comemorado pela população dos bairros em festas para todas as idades organizadas pelas Administrações Regionais e secretarias municipais. -Na imagem, Festa na Regional Pinheirinho. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

O aniversário de 321 anos de Curitiba foi comemorado pela população dos bairros em festas para todas as idades organizadas pelas Administrações Regionais e secretarias municipais. O fim de semana teve bolo, brincadeiras e até casamento coletivo. Nesse domingo, mesmo com chuva, os moradores participaram da festa da cidade no Portal do Futuro Bairro Novo (Regional Bairro Novo), no Parque Peladeiro (Regional Cajuru) e na Praça União (Regional CIC). No Parque do Bacacheri (Regional Boa Vista) a festa foi cancelada em virtude da chuva. Nas regionais Matriz, Pinheirinho, Boqueirão e Santa Felicidade a comemoração aconteceu no sábado (29).

No Bairro Novo, nesse domingo, um bolo de 20 metros de comprimento marcou a dupla comemoração do dia 29 de março - aniversário da cidade e aniversário do bairro, que completou 22 anos. Paredão de escalada, jogos de tabuleiro, pingue-pongue, pintura, brinquedos infláveis, apresentação de dança e música fizeram a alegria de crianças e adolescentes. O pequeno Guilherme de Oliveira, de 7 anos, gostou do “toro”, um dos brinquedos infláveis disponibilizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. “Gostei do toro porque é legal, porque ele derruba a gente”, disse o menino.

Crianças e jovens
Os brinquedos também atraíram o casal Luciane Didimo e Jocelmar Kruamenauer, que estavam acompanhados dos filhos Murilo, de 9 anos, e de Nicole, de 3 anos. Eles foram assistir a apresentação de dança do filho e também levaram as crianças para aproveitar as brincadeiras. “Um domingo assim, com chuva, como vamos sair? Aqui é ótimo e uma boa opção para não ficar só no shopping”, afirmou Jocelmar.

Para os jovens Felipe Tisoni, de 22 anos, e Fabian Sanson, também de 22 anos, a música foi a motivação para participar da festa. Felipe toca violão e Fabian guitarra. Acompanhados dos professores de música da escola do bairro, Nilo de Lucena e Irene Frey, os dois jovens estavam presentes para participar da conversa-aula sobre música. Entre as orientações básicas o grupo ensinou, por exemplo, como segurar os instrumentos e quais são os primeiros passos para iniciar o aprendizado em música.

Felipe conta que foi para a festa porque considera importante levar a musica para crianças e jovens. “Hoje (30) é o aniversário da minha mãe, mas vim na festa aqui para difundir a música, levar arte, esse brilho que a música causa.” A mesma opinião tem Fabian. E Felipe conclui : “A música é tudo pra mim. É minha vida”.      

Adultos
Para o público adulto a festa teve outras atrações. Moradoras do bairro, as artesãs Maria de Lourdes Domingos, de 61 anos, e Laudicéia de Carvalho, de 31 anos, se impressionaram com a apresentação das Hortas Alternativas pela Secretaria Municipal do Abastecimento. Maria de Lourdes ficou surpresa ao saber que é possível plantar verduras e legumes em vasos, como alface, cenoura, beterraba e berinjela. “Adorei! Nunca tinha visto em vaso, assim. Vou plantar verdura agora que sei que dá. Flor eu já tenho bastante”, entusiasmou-se Maria de Lourdes. “É bom para a comunidade, a gente está descobrindo coisas diferentes. É bom pra quem mora em apartamento, em lugar com pouco espaço, plantar em vasos é uma boa opção”, analisou Laudicéia.      

O samba ajudou a empolgar o público adulto presente na festa do Bairro Novo. A escola de samba do bairro, Imperatriz da Liberdade, fez uma rápida apresentação e alguns integrantes da bateria fizeram a percussão para cantar o tradicional “Parabéns”. Nas demais regionais o tom das festas foi semelhante e os participantes puderam participar ainda de outras atividades preparadas pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação,  Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS). A Secretaria Municipal da Defesa Social, através da Guarda Municipal, fez a segurança nos locais das festas.

29 de março

No sábado (29), dia do aniversário de Curitiba, mais de 4 mil pessoas participaram da festa realizada pela Prefeitura no Parque Barigui (Regional Santa Felicidade).No  Boqueirão foi realizado o casamento coletivo de 194 casais, na primeira edição do ano do programa “Justiça no Bairro”. No Barigui, um bolo de 550 quilos foi servido aos participantes, entre eles o prefeito Gustavo Fruet, para quem o aniversário é um momento para celebrar as conquistas e refletir sobre os desafios da cidade.

“São 321 anos de uma das histórias mais bonitas do Brasil, uma história de muitos desafios e superação. Cada morador de Curitiba, nascido aqui ou não, tem um orgulho da cidade como se fosse a sua própria casa. E isto faz de Curitiba uma cidade diferente”, afirmou o prefeito.