Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro preparatório

Regionais Boa Vista e Boqueirão promovem pré-conferências de assistência social

Regionais Boa Vista e Boqueirão promovem pré-conferências de assitência social. Foto: Sandra Lima

As regionais Boa Vista e Boqueirão promoveram nesta segunda-feira (19/6) as primeiras pré-conferências da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba, que será realizada nos dias 6 e 7 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A iniciativa é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Fundação de Ação Social (FAS).

Os encontros regionalizados continuam ao longo da semana nas outras oito regionais da cidade, com o objetivo de promover a participação da população, ampliar o debate sobre a assistência social no município e refletir sobre propostas que serão levadas à conferência municipal.

Participaram das reuniões nas regionais Boa Vista e Boqueirão, trabalhadores da política de assistência social, usuários dos serviços, representantes de entidades e Organizações da Sociedade Civil, além de conselheiros do CMAS.

Eles debateram sobre a "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", tema central da Conferência Municipal, além de tratar dos eixos Financiamento, Controle Social, Articulação, Serviços, Programas e Projetos, e Benefício e Transferência de Renda. Suas é a sigla de Sistema Único de Assistência Social.

O evento teve ainda o objetivo de eleger os nove representantes dos setores de usuários, trabalhadores e governamentais de cada regional que participarão do grande evento municipal.

Participação popular

Na abertura da pré-conferência da Regional Boa Vista, a supervisora da FAS Karin Vanessa Bahry falou da importância da participação dos envolvidos na política de assistência social para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Essa mobilização permite que a gente trabalhe questões que vão possibilitar o avanço da assistência social no município”, disse.

Representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) no CMAS, a assistente social Daraci Rosa dos Santos participou da abertura na Regional Boa Vista e destacou que as pré-conferências são uma oportunidade para a população fazer parte do atual momento do país.  

Na Regional Boqueirão, a pré-conferência reuniu servidores da administração, trabalhadores e vários usuários dos serviços da FAS, como unidades de atendimento a pessoas em situação de rua, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Quem foi até o Núcleo Regional de Educação de Educação de Curitiba, onde aconteceu o evento, pode ver ainda uma exposição de fotos dos serviços da FAS na região.

Programação

Nesta terça-feira (20/6), as reuniões acontecem nas Pinheirinho (Faculdade Santa Cruz) e Santa Felicidade (auditório da Rua da Cidadania). Em seguida, será a vez das regionais Portão e CIC, ambas na quarta-feira (21/6), com os encontros sendo realizados nos auditórios das Ruas da Cidadania.

Na quinta-feira (22/6), será a vez das regionais Matriz e Cajuru promoverem as pré-conferências, nos auditórios das suas respectivas Ruas da Cidadania. Na sexta-feira (23/6), as reuniões acontecem nas regionais Bairro Novo e Tatuquara (23/6). Todas as reuniões serão também nos auditórios das respectivas Ruas da Cidadania.

Debate

A presidente do CMAS, Danielle Dalavechia Santos Chedid Silvestre, destaca a importância das pré-conferências, previstas também pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), para fortalecer o controle social e permitir a participação da sociedade civil e dos trabalhadores no debate sobre a política de assistência social desenvolvida no município.

"A realização das pré-conferências é um momento importante no processo de controle social, pois possibilita que a população e os profissionais envolvidos tenham voz ativa na discussão da assistência social em nossa cidade", afirma a presidente.

Em alta