Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Zelo por Curitiba

Região do Jardim Botânico passa por renovação completa e ganha mural com atrativos turísticos de Curitiba

Moradores do bairro Jardim Botânico, ganham mural contemplativo em grafite. Curitiba, 12/03/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A arte urbana parece mesmo uma solução inteligente das grandes cidades para renovar espaços públicos antes desocupados e fortalecer o senso de identidade cultural das comunidades. 

Em Curitiba, os moradores do bairro Jardim Botânico ganharam nesta terça-feira (12/3) um mural contemplativo em grafite como forma de incentivar os artistas alternativos, valorizar os principais pontos turísticos da cidade e despertar a dignidade da população em vulnerabilidade, ao reorganizar áreas urbanas importantes.

A revitalização na região do Jardim Botânica está alinhada ao compromisso da Prefeitura pelo zelo de Curitiba.

A renovação completa do espaço e a pintura do mural, em frente aos Moinhos Anaconda, entre a ruas João Batista Ribeiro e a Engenheiro Leão Sounis, envolveram uma ação integrada entre Prefeitura de Curitiba, Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMJB) e o Conseg (Conselho de Segurança) do bairro.

O mural de 94 metros lineares e quase dois metros de altura foi pintado em conjunto por vários artistas em menos de 48 horas. O casal de grafiteiros Claudinei Silvestre Pereira (Ferge) e Maiara Rodrigues Gomes (May) usaram a técnica do muralismo para reproduzir atrativos turísticos da cidade.

Com 24 anos de experiência, Ferge reforçou a importância da arte para despertar o sentido de identidade social dos moradores e também valorizar o turismo da cidade.

“O nosso trabalho, meu, da May e de todos os artistas, envolveu a questão social de conscientização aos moradores sobre a arte urbana e o grafite com as pinturas focadas nas atrações turísticas, culturais e nos símbolos conhecidos de Curitiba”, destacou Ferge. 

Ferge e May também assinam os murais que decoram o Restaurante Popular do Capanema, no Jardim Botânico/Centro, e o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral, no Centro..

Reorganização urbana

Em menos de uma semana, a área passou por limpeza, roçada e o bairro ganhou também nova iluminação para reforçar ainda mais o aspecto de segurança aos visitantes. Participaram da revitalização equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, FAS (Fundação de Ação Social), Distrito de Manutenção Urbana Matriz e Administração Regional Matriz.

“Eu quero parabenizar a Associação de Moradores do Jardim Botânico e o Conseg (Conselho de Segurança), em parceria com a Prefeitura, pela revitalização de todo o muro em frente aos Moinhos Anaconda. Uma revitalização importante em nossa Regional Matriz, que promove a limpeza, a reorganização e a utilização dos espaços públicos em Curitiba”, disse o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, em mensagem enviada aos moradores do Jardim Botânico.

Parceria social

Para a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, a ação reflete a parceria entre poder público e sociedade organizada.

“Esse trabalho é resultado de uma grande parceria da sociedade civil organizada por meio do Conseg do bairro Jardim Botânico e da Associação de Moradores do Jardim Botânico (AMJB). A ação vislumbrou a necessidade da revitalização do muro e da área através da arte em grafite com os desenhos das principais atrações da cidade, troca de iluminação LED e renovação completa da área, a partir da valorização cultural e turística da nossa história, apoio social e o trabalho importante dos artistas da cidade”, destacou Rafaela.

Atração cultural

Mônica Sarno Fonseca, diretora social da AMJB, também reforçou a importância da ação conjunta para reorganizar toda a área, valorizar a arte e criar uma nova expressão urbana turística na região central de Curitiba.

“Esse trabalho conjunto envolveu a AMJB, o Conseg, os Condomínios Garantidos do Brasil, sem esquecer da Regional Matriz e da Guarda Municipal. O trabalho valorizou ainda mais o Jardim Botânico e os artistas com essa pintura, pois o espaço deverá virar mais um ponto turístico aqui”, disse.


.