Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Educadora

Reformas e nova unidade melhoram condições do ensino no Bairro Novo

Entrega da revitalização do CMEI Vila Osternack. Curitiba, 01/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

A Regional Bairro Novo, que integra os bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará, tem feito avanços importantes na área do ensino. Além de estar prestes a inaugurar uma nova unidade de educação infantil, o CMEI Maestrina Esmeralda Rovani (Ganchinho), a região também recebe investimentos constantes da Prefeitura para manter as unidades educacionais em plenas condições de uso.

Em março deste ano, por exemplo, os 358 curitibinhas matriculados nos CMEIs Vila Osternack e Santa Isabel, no bairro Sítio Cercado, receberam as estruturas completamente reformadas.

No CMEI Vila Osternack, a Prefeitura investiu R$ 166,2 mil em melhorias, dentre elas a ampliação da capacidade de atendimento de 85 para 140 crianças.

"É uma alegria estar aqui, 30 anos depois de inaugurar este CMEI, que na época era a creche da Vila Osternack. Quanto mais pudermos, mais faremos", disse o prefeito Rafael Greca.


Tudo novo

As melhorias foram iniciadas em outubro do ano passado. A unidade teve troca das calhas, rufos e tubos; substituição das telhas acima do refeitório e do forro de PVC; substituição das caixas d'água com impermeabilização; reforma de trocador, com nova rede hidrossanitária, piso e revestimento cerâmico nas paredes, bancadas de alvenaria e tampo de granito novos, com duchas elétricas e cubas novas; instalação de novo piso em todo o refeitório e nos corredores; pintura de todas as salas, refeitório e corredores; entre outros serviços.

Readequação do espaço

Já no CMEI Santa Izabel, a Prefeitura investiu R$ 324.998,61 nas melhorias da unidade que atende 218 crianças de 0 a 3 anos em dez turmas (seis berçários e quatro maternais).

As melhorias começaram em julho do ano passado e envolveram readequações tanto no espaço físico quanto na organização do trabalho pedagógico, para atendimento dos bebês e crianças.

As intervenções envolveram instalação de seis trocadores novos, com pisos e revestimento cerâmicos, bancadas e tampos de granito com duchas elétricas e cubas; substituição das janelas e pintura de nove salas de aula; iluminação e instalações elétricas refeitas; restauração de portas e janelas metálicas. Também foi construído um muro para limitação de parte do solário, além da reforma em dois banheiros para funcionários e um para pessoas com deficiência, nas normas de acessibilidade.

Este é um dos CMEIs com maior número de turmas de berçário entre as unidades educacionais de Curitiba.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, entre as principais diretrizes da educação está a meta de reforçar os cuidados com a infraestrutura e com o pedagógico. Somente no início deste ano, cem unidades da rede municipal de ensino receberam melhorias. 

Ela destacou que as melhorias nesse CMEI integram as estratégias da Prefeitura para atender mais crianças até 3 anos de idade. “Já chegamos a 55 mil crianças na Educação Infantil”, pontuou Maria Sílvia.

Em toda a cidade, além de colocar em funcionamento 25 CMEIs desde 2017, o número de Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs) subiu de 85 para 134.

Melhorias para o ensino

Na Regional Bairro Novo, outras 12 unidades educacionais receberam reformas e benfeitorias em 2022.

As intervenções foram realizadas nas escolas municipais Sady Sousa (reforma do telhado, piso, pátio, interno, entrada da secretaria, refeitório, bebedouros, banheiros); CMEI Bairro Novo (pintura externa), CMEI Xapinhal II (pintura externa, reforma em banheiro, refeitório); Maria Neide (pintura de seis salas); CMEI Mussa José Assis (instalação de grades nas janelas); CEI José Cavallin (reforma e instalação de novas caixas d’água); CEI Carlos Drummond de Andrade (instalação de novas caixas d’água); CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho (reforma de seis salas, corredores, escada banheiro, refeitório, central de gás, sala e cozinha do Projeto Mão na Massa, pintura da quadra e banheiros do ginásio de esporte); CMEI Pedro Pelanda e Professora Nathalia de C. Costa (troca de calhas); CMEI Lala Schneider (troca de calhas e reforma geral da estrutura); CMEI São João Del Rey (reforma geral); e salas do núcleo regional de Educação (reforma geral).

As escolas e CMEIs da regional também receberam mobiliário novo, além dos Faróis Móveis, os carrinhos em forma de farol com impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos e alfabeto imantado.

Em alta