Os moradores da Regional Portão tiveram conquistas importantes em 2023 na área da saúde, com a revitalização da UPA Fazendinha e das obras de reforma da Unidade de Saúde Estrela, além das clínicas odontológicas.
A região formada pelos bairros Água Verde, Campo Comprido, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel conta com 218.275 habitantes, segundo estimativa do IBGE e IPPUC de 2020, e também recebeu asfalto de qualidade e revitalização de praças, bosques e centros de esportes.
UPA Fazendinha reformada
Em 2023, a Prefeitura investiu de R$ 1 milhão para fazer uma reforma completa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha/Albert Sabin.
“O meu coração se enche de alegria por devolver uma unidade moderna e equipada à população do Fazendinha: a primeira ‘UPA 4.1’ de Curitiba, que chamamos assim porque usa a tecnologia em benefício do cidadão”, disse o prefeito Rafael Greca, na reabertura, em junho de 2023.
No conceito de Saúde 4.1, o atendimento incorpora tecnologia às práticas dos profissionais para promover humanização, acessibilidade, agilidade, segurança e qualidade para os usuários do SUS.
Reforma da US Estrela
Outro investimento importante em saúde foi feito na reforma geral da Unidade de Saúde Estrela, que ainda está em andamento.
Além disso, as obras contemplam a reforma da clínica de odontologia da unidade, parte de um esforço municipal de readequação de todas as 107 clínicas de odontologia do município, com um investimento global de R$ 8,7 milhões.
Em 2023, a Prefeitura reformou também as clínicas odontológicas das unidades de saúde Vila Guaíra (Guaíra) e Santos Andrade (Campo Comprido).
Asfalto novo
Nos últimos 7 anos, a Regional Portão recebeu 109 km de asfalto novo.
Em 2023, a Prefeitura requalificou 19,7 km de ruas nos bairros da região, entre obras já entregues à população ou em andamento.
A Rua Lamenha Lins, por exemplo, teve 1.445 m do seu pavimento requalificado, a partir da Avenida Presidente Kennedy até a Rua Professor Leônidas Ferreira da Costa, beneficiando comerciantes, moradores e usuários.
“Ficou bem melhor com asfalto novo, com boas condições de trafegabilidade para motorista e pedestres”, disse Thiago Corrêa, dono da oficina Motor Kennedy, que atua na região há 6 anos.
A Lamenha Lins começa no bairro Batel e passa pelos bairros Rebouças, Guaíra e Parolin. Ela serve de rota para várias linhas do transporte coletivo.
“O asfalto novo ficou excelente, um trabalho digno de nota 10 para a Prefeitura”, disse o empresário Márcio Jerosh, dono da oficina Auto Evolution.
Academia do Atleta Curitibano
A Academia do Atleta Curitibano, no Guaíra, passou por revitalização da estrutura interna. O equipamento é utilizado para treinamento e acompanhamento técnico-nutricional de atletas e paratletas apoiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
Quadra e praça revitalizada
Os 278 estudantes da Escola Municipal João Cruciani, no Campo Comprido, ganharam uma quadra coberta para as atividades esportivas, obra que era muito aguardada pela comunidade escolar.
Os frequentadores da Praça Abibe Isfer, na Avenida Água Verde, 2.137, no bairro Vila Izabel, estão aproveitando o espaço revitalizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A quadra poliesportiva recebeu nova pintura e as árvores do bosque e no entorno da praça receberam podas de manutenção.
A Prefeitura também está fazendo melhorias em outros espaços, como o Jardinete Prof. Adelino Fressato (Campo Comprido), o Bosque do Fazendinha (Fazendinha) e a Praça Ipiranga (Guaíra). Além disso, a Praça Prof. Francisco Ribeiro Azevedo de Macedo, no Santa Quitéria, está sendo preparada para receber uma quadra de grama sintética.
Parque Guairacá
O Parque Guairacá passou por uma revitalização completa. As equipes fizeram a pintura de equipamentos, reforma dos bancos das áreas de estar, além da recuperação e pintura da madeira do deque e retirada das plantas aquáticas que, de tempos em tempos, se acumulam no lago.
Travessia segura
Os moradores do Fazendinha e Campo Comprido agora podem fazer a travessia do Rio Barigui de forma muito mais tranquila. A Prefeitura recuperou a passarela entre as ruas Adelino Vessossi e Waldemar Cavanha, sobre o Rio Barigui, nas proximidades do Parque Guairacá, garantindo o ir e vir de pessoas com segurança e conforto.
No cruzamento das ruas Brigadeiro Franco e Francisco Parolin, a Prefeitura implantou galerias de águas pluviais e um sistema de controle e retardo de águas das chuvas para prevenir alagamentos na região. Também para prevenir alagamentos, foi feita a ampliação das galerias de águas pluviais na Rua Lamenha Lins.
Córrego do Curtume
Um mutirão de limpeza e desassoreamento foi realizado no Córrego do Curtume, no Guaíra, para desassorear o leito em um trecho de 400 metros de extensão.
As ações foram realizadas dentro do Programa Curitiba Contra as Cheias, que minimizam o impacto das fortes chuvas, comuns neste período do ano. A limpeza e desassoreamento aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos.
Como parte do programa Curitiba Contra as Cheias, a Prefeitura realizou 130 ações na região em 2023, entre manutenções de galerias pluviais, de passarelas, pontes de madeira e de concreto, contenção de taludes e limpeza e desobstrução e desassoreamento de rios, córregos e canais.
MuMa amplia acervo
A Prefeitura de Curitiba incorporou 16 obras de arte ao acervo do patrimônio histórico e cultural da cidade com peças para a coleção Curitiba 330 anos, que ficarão abrigadas no Museu Municipal de Arte (MuMa), da Fundação Cultural de Curitiba. A nova coleção conta com peças dos artistas Alfredo Andersen (1860-1935), Erbo Stenzel (1911-1980) e Rodolpho Doubek (1906-1989).
Nova iluminação
A Prefeitura realizou a troca dos refletores nas rampas e na quadra esportiva da Rua da Cidadania do Fazendinha.
A mudança torna a quadra mais iluminada para a prática de esportes no horário noturno e aumenta a segurança da população que precisa acessar as rampas.
As trocas de lâmpadas e outros serviços na rede de iluminação pública da região somaram 5.867 intervenções.
Caminhar Melhor
Pelo Programa Caminhar Melhor, novas calçadas passaram a dar mais segurança e melhoraram a acessibilidade para moradores e passageiros que embarcam e desembarcam nas estações-tubo da Avenida Presidente Wenceslau Braz.
As obras começaram na Wenceslau Braz, na estação-tubo próxima ao cruzamento com a Rua General Zenon Silva, e seguem em direção à Avenida Santa Bernadethe.