O terrário do Passeio Público, onde estão expostos os répteis, será reaberto nesta terça-feira (25) após permanecer fechado dois meses para reforma. Essa foi a primeira grande manutenção realizada desde a inauguração do espaço, em 2000, e agora garante o bem-estar dos 17 répteis que vivem lá.
Todas as estruturas de madeira, como as caixas que mantêm os répteis e as portas, foram substituídas. A parte elétrica também foi refeita, individualizando os interruptores das luzes infravermelhas, responsáveis pelo aquecimento, e as luzes ultravioletas, que substituem a luz do sol.
“Dessa forma, durante a noite a luz infravermelha pode permanecer acesa, enquanto a ultravioleta é desligada, garantindo a manutenção do ciclo dia e noite para aos animais”, explica a bióloga Nancy Banevicius.
As caixas de aquecimento e pedras térmicas foram revisadas e a ambientação dos terrários também foi refeita, dando ao ambiente condições de higienização e que atenda às necessidades das cobras, lagartos e jabutis. As cobras Cascavel tiveram o seu espaço aumentando, e agora, cada uma ocupa dois terrários interligados por um túnel que pode ser fechado em caso de manutenção.
Durante o período de obra os animais foram avaliados clinicamente, pesados, medidos e desverminados.
O maior animal do espaço é uma jiboia-cinzenta (Boa constrictor constrictor) com 2,7 metros de comprimento e 10,65 Kg e o menor é um gecko-leopardo (Eublepharis macularius) de 22 centímetros e 46 gramas.