Na Regional Portão, a clínica odontológica da Unidade de Saúde (US) Santos Andrade, no bairro Campo Comprido, é uma das cinco integralmente reformadas pela Prefeitura entregues à população, assim como as das unidades Parolin, Santa Amélia, Santa Quitéria 2 e Vila Guaíra.
A clínica da US Estrela aguarda processo de licitação para as obras, enquanto o equipamento da US Santa Quitéria 1 já passou por licitação e aguarda o início dos trabalhos de reforma.
O novo modelo de clínica odontológica de Curitiba individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos profissionais e pacientes, além de assegurar mais segurança biológica contra o risco de contágio por vírus respiratórios.
Maria Angelita Boesing, 55 anos, moradora no Campo Comprido, há 20 anos usa os serviços da unidade de saúde e da odontologia.
“Toda a comunidade da região ficou muito feliz com a reforma da clínica de odontologia. Ficou tudo muito bom, a instalação do ar condicionado, a separação por biombos, ficou ótimo”, disse.
Reforma e mais profissionais
A comunidade agora está reivindicando a vinda de mais profissionais para ampliar o atendimento. “Estamos também aguardando a reforma da unidade de saúde, que já está programada”, prevê. O atendimento é feito pela dentista Patrícia do Nascimento Pereira de Oliveira e pela auxiliar Elisângela Bill.
Fundada em 1994, a US Santos Andrade implantou a clínica odontológica em 2004. “Atualmente, o número atendimentos no setor chega a 270. Já as consultas e procedimentos na unidade de saúde somaram 26.504 em março”, disse a gerente Rosineide Antunes da Silva.
Outra paciente satisfeita é Silmara Maria Vaz da Silva, 45 anos, também moradora do Campo Comprido. “Comecei a vir aqui na fundação, que foi em 1994. A clínica odontológica começou a funcionar nesse endereço a partir de 2004”, contou.
Para ela, a reforma na clínica foi um ganho importante para a comunidade.
“Ficou ótima, oatendimento foi individualizado, respeitando os procedimentos pós-pandemia”, disse Silmara, que atuou como professora por 25 anos no CMEI Santos Andrade.
Sorrisos em toda cidade
Além da Regional Portão, essas melhorias estão acontecendo em todo a cidade. A Prefeitura está reformando as clínicas odontológicas de 107 unidades de saúde da cidade, com um investimento global de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos. Os valores são provenientes de recursos municipais (majoritariamente), recursos estaduais e de emendas de vereadores. É o maior investimento global em saúde bucal na história do município.
A readequação das clínicas odontológicas atende as exigências de segurança biológica para o atendimento de saúde bucal, que se modificaram com a pandemia da covid-19.
O novo modelo de clínica odontológica de Curitiba individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos profissionais e pacientes, além de assegurar mais segurança biológica contra o risco de contágio por vírus respiratórios.
“É um investimento que proporciona para nossa equipe mais segurança contra eventuais infecções e privacidade no atendimento ao cidadão”, explicou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.