<P align=left>O conjunto de obras do Programa de Transporte Urbano de Curitiba está mudando o desenho do sistema viário da cidade. São 62 ruas e avenidas que, reformadas, estão criando novas ligações entre bairros, encurtando caminhos e facilitando deslocamentos. Ao abrir espaço para o ônibus, as obras facilitam a vida de pedestres e motoristas e abrem ligações entre pontos tão distantes quanto os terminais Pinheirinho e Capão da Imbuia ou os bairros Vista Alegre e Boqueirão.</P>
<P align=left>• <A href="http://www.linhaverde.curitiba.pr.gov.br/Secretaria.aspx?url=LinhaVerde/ptu.htm"><STRONG><FONT color=#006600>Conheça o Programa de Transporte Urbano</FONT></STRONG></A></P>
<P>Das 62 ruas (veja relação abaixo), 52 já estão prontas e liberadas ao tráfego e dez estão em obras: Plácido de Castro, Pedro de Toledo e Salgado Filho, no Prado Velho; Desembargador Westphalen, Dayse Luci Berno, Dr. Phamphilo D'Assunção, Escritora Lourdes Strozi, Maria Moscardi Fanini e Antonio Melillo, no Parolin e Tenente Francisco Ferreira de Souza, no Hauer - estão em obras. </P>
<P align=left>Nesta conta não entram a Linha Verde, espinha dorsal, nesta primeira etapa, do novo sistema viário na região Sul, e Marechal Floriano Peixoto, por onde vão passar os ônibus da Linha Verde. </P>
<P align=left>Das dez ruas em obras só há bloqueio de trânsito em uma quadra da Salgado Filho, entre a Linha Verde e a PUC, no Prado Velho, e em duas quadras das ruas Maria Moscardi Fanini e Antonio Melillo, no Parolin. Por serem abertura de ruas as obras nos novos trechos da Desembargador Westphalen e sua ligação pela rua Escritora Lourdes Strozi e Tenente Francisco Ferreira de Souza não têm impacto sobre o trânsito.</P>
<P align=left>As obras incluem drenagem, pavimentação, iluminação, calçadas e paisagismo.</P><B>
<P align=left>Benefícios -</B> O novo sistema viário cria ou melhora de forma significativa ligações periféricas permitindo deslocamentos sem necessidade de passar pela região mais central da cidade, abrindo alternativas a caminhos tradicionais e criando integrações no entorno da Linha Verde, unindo bairros antes separados pela BR 116.</P>
<P align=left>É o caso, por exemplo, de quem antes precisava se deslocar do Xaxim, de um lado da antiga BR, ao Fanny, do outro lado. O caminho tradicional era feito pela BR, até as proximidades do Posto Brasília, percorrendo uma distância de três quilômetros para pegar a outra pista, no lado do Fanny, em um dos pontos considerados um dos mais perigosos da antiga BR 116. Agora, é possível entrar em uma das alças do binário São Pedro e passar para o lado do Capão Raso, vizinho ao Fanny; ou, pelo final do binário, seguir por acessos do próprio Xaxim até os binários Santa Bernadethe ou Fanny, que atravessam a Linha Verde.</P>
<P align=left>O deslocamento entre o Pinheirinho e o Capão da Imbuia também tem uma nova alternativa e já não é necessário, por exemplo, seguir pela via rápida e ruas de acesso passando por Santa Quitéria, Água Verde, Rebouças, Prado Velho, Guabirotuba, Jardim das Américas e Cajuru, ou pela antiga BR. Agora, saindo da rápida entra na avenida Santa Bernadethe, atravessa a Linha Verde e entra na rua Alcino Guanabara, acessando, após a Marechal Floriano, a ligação Capão da Imbuia/Hauer, que faz a ligação direta entre os dois bairros.</P>
<P align=left>Quem está no Hauer ou Boqueirão e quer se deslocar até Mercês ou Vista Alegre, entra na rua Professor João Soares Barcelos, que agora é mão única, atravessa a Linha Verde e chega à Brigadeiro Franco. No sentido inverso, chegando à Linha Verde pela Brigadeiro Franco o motorista entra direto na rua Oliveira Viana, no Hauer. Antes, esta travessia era feita por um bolsão, com semáforos na BR e na marginal e acesso pela rua Professor João Barcelos, de mão dupla, o que provocava constantes congestionamentos e situações de risco para motoristas e pedestres.</P><B>
<P align=left>Transformação - </B>Os motoristas curitibanos já perceberam a diferença no trânsito com a reforma das ruas, iniciada no final de 2006 para compor o conjunto de sete novos binários e as novas travessias da Linha Verde. É o caso, por exemplo, da avenida Brasília, que era uma via de mão dupla com congestionamentos constantes. Agora, a Brasília, já reformada, tem três pistas em sentido único, faixas laterais de estacionamento e novas calçadas. Quem antes seguia para o Xaxim pela Brasília, agora faz o trajeto também em mão única graças à reforma de ruas paralelas, o que permitiu a implantação de sentido único para quem vai e para quem vem.</P>
<P align=left>A Mário Tourinho era outra avenida congestionada e perigosa porque é uma das portas de entrada e saída da cidade. Saindo da BR diretamente na Mario Tourinho os motoristas tinham acesso ao centro fazendo conversão à esquerda, gerando congestionamentos constantes. A rua, que era mão dupla, teve sua capacidade de tráfego ampliada em 50% com a implantação de três pistas em sentido único, além de calçadas e estacionamentos. O sentido inverso também é feito em mão única com a reforma de ruas próximas, como a Major Heitor Guimarães antes tortuosa e de antipó, e agora uma ampla avenida.</P>
<P align=left>Na Santa Bernadethe a transformação surpreendeu até os moradores da região. Sem calçadas, pavimento e cortada por um córrego que servia de lixão, a Santa Bernadethe virou uma via ampla, com grande visibilidade, pavimentação em concreto, calçadas, arborização e iluminação. Outro exemplo de transformação é o da rua Francisco Hipólito dos Santos, que ganhou duas pistas separadas por um grande canteiro.</P>
<P align=left>No Hauer, a rua Oliveira Viana deixou de ser uma via secundária para se transformar numa das alças do binário formado com a rua Professor João Soares Barcelos e, como as demais, foi ampliada, pavimentada e arborizada. Foi o que aconteceu, também na Barão de Santo Ângelo, no Xaxim e na Ipiranga, no Capão Raso.</P>
<P align=left>Novas ruas foram abertas, como extensão das já existentes, permitindo novas ligações. É o caso da Anne Frank, que terminava no Hauer, de um lado da antiga BR, e agora termina no Prado Velho, do outro lado; da rua João Rodrigues Pinheiro, que ia até o Terminal Pinheirinho e agora chega à Linha Verde, 600 metros à frente; e da rua Imaculada Conceição, que terminava no Prado Velho, perto da PUC e agora chega ao outro lado da antiga rodovia, no Guabirotuba. Outras duas ruas estão sendo abertas com a ampliação, de um lado, da Desembargador Westphalen e, de outro, da Tenente Francisco Ferreira de Souza.</P>
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Confira</FONT>:
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<P align=left>Ruas reformadas pela Prefeitura - drenagem, pavimentação, calçadas, iluminação e paisagismo - dentro do Programa de Transporte Urbano e que criam ou melhoram ligações viárias na cidade.</P>
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<P align=left><FONT color=#006600>Capão Raso - 9</FONT></P></B>
<P align=left>João Rodrigues Pinheiro, Santa Regina, Ipiranga, Althair Roszanny, Jovina Karan, Eloi Orestes Zeglin, Avenida Brasília, Infante Dom Henrique e José Gomes de Abreu </P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Novo Mundo - 3</FONT></P></B>
<P align=left>Maria Trevisan Tortato, Andorinhas e Bortolo Gusso</P>
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<P align=left><FONT color=#006600>Xaxim - 5</FONT></P></B>
<P align=left>Barão de Santo Ângelo, Floraí, Emma dos Santos, Embaixador José Carlos de Macedo Soares e Omar Raimundo Picheth</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Fanny/Lindóia - 7</FONT></P></B>
<P align=left>Santa Bernadethe, Leonel França, Oscar Wilde, Omílio Monteiro Soares, Roberto Faria, Antonio Melillo e Antonio Barriquelo.</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Hauer - 10</FONT></P></B>
<P align=left>Frei Henrique de Coimbra, Wilson Khoeller Jr. Chanceler Oswaldo Aranha, Alcino Guanabara, Oliveira Viana, Prof. João Soares Barcelos, Sonia Maria, Julio César Ribeiro de Souza. A rua Anne Frank foi ampliada até o Prado Velho. A rua Tenente Francisco Ferreira de Souza está sendo ampliada até a Linha Verde. </P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Parolin - 7</FONT></P></B>
<P align=left>Maria Moscardi Fanini, Zenon Silva, Roberto Faria, Dayse Luci Berno, Dr. Pamphilo D'Assunção, Escritora Lourdes Strozi e Desembargador Westphalen que está sendo ampliada.</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Prado Velho - 3</FONT></P></B>
<P align=left>Imaculada Conceição, Pedro de Toledo e Senador Salgado Filho</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Guabirotuba - 2</FONT></P></B>
<P align=left>Plácido de Castro e José Rietmeyer.</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Jardim das Américas - 4</FONT></P></B>
<P align=left>Coronel Francisco Heráclito dos Santos, Frei Rogério, Rodolfo Senff e Nossa Senhora de Lourdes.</P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Cajuru - 6</FONT></P></B>
<P align=left>Reinaldo Issberner, Miguel Calluf, Nivaldo Braga, Sesinando Chaves, São Vicente Palloti e Marcos Smanhotto. </P><B>
<P align=left><FONT color=#006600>Bigorrilho/Campina do Siqueira - 6</FONT></P></B>
<P align=left>Mario Tourinho, Major Heitor Guimarães, Engenheiro Serafim Voloschen, Padre Agostinho, Otelo Queirolo e Jerônimo Durski.</P><B>
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<FONT color=#006699>BINÁRIOS</FONT>
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<P align=left>A reforma destas ruas permitiu implantação de sentido único de trânsito formando sete novos binários na cidade. Quatro deles - São Pedro, Santa Bernadethe, Fanny e PUC - na travessia da Linha Verde e outros três - Mario Tourinho, Avenida Brasília e Capão da Imbuia/Hauer - redistribuem o trânsito em pontos antes congestionados e por onde passam 72 linhas de ônibus. Dos sete binários seis estão em funcionamento - apenas o binário PUC ainda não foi implantado.</P>
<P align=left></P><B>
<P align=left><FONT color=#006699>EXTENSÃO</FONT></P></B>
<P align=left>Os trechos reformados somam 28 quilômetros. Com a ampliação das ruas Imaculada Conceição, Anne Frank, Desembargador Westphalen, Tenente Francisco Ferreira de Souza e ramal Pinheirinho esta extensão sobe para 31 quilômetros de ruas reformadas. Se levadas em conta a primeira etapa da Linha Verde (9,4km) e a Marechal Floriano (5 km) a extensão dos trechos reformados e em obras chega a 45,4 quilômetros.</P><B>
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<P align=left><FONT color=#006699>PEDESTRES</FONT></P></B>
<P align=left>Todas as ruas reformadas ou ampliadas ganharam calçadas e novo sistema de iluminação.</P>
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