Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte coletivo

Reforma da estação-tubo Vila São Pedro é entregue antes do prazo

Reforma da estação-tubo Vila São Pedro, no bairro Xaxim, é entregue antes do prazo. Foto: Divulgação/URBS

Urbanização de Curitiba (Urbs) entregou nesta quarta-feira (2/4) a estação-tubo Vila São Pedro, que estava em reforma em ambos os sentidos desde 24 de março, no bairro Xaxim. A execução das melhorias foi feita em tempo recorde e a estação foi reativada três dias antes do prazo previsto. As linhas 506 - Bairro Novo e 520 - Osternack/S. Cercado voltaram a fazer embarque e desembarque no local.

O projeto de revitalização das estações-tubo de Curitiba contemplará melhorias em 69 delas até outubro de 2025. A programação é dividida em lotes e prevê a troca da estrutura metálica, do piso naval, de borrachas do piso, além da realocação da catraca da entrada para melhor acessibilidade. A ideia é oferecer estações-tubo modernizadas e com mais conforto para os passageiros.

“Estamos retomando os investimentos em melhorias nos equipamentos do transporte coletivo, ampliando a segurança, a eficiência e a acessibilidade para o passageiro”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Segundo Alceu Portela, gestor da área de manutenção da Urbs, esse novo pacote de reformas se soma às 203 estações-tubo que foram revitalizadas de 2022 a 2024. “A ideia é executar o serviço com qualidade, eficiência e rapidez. Algumas estações-tubo precisam ser desativadas totalmente, como foi o caso da Vila São Pedro, e há um esforço para entregar a reforma o quanto antes para a população. No caso das estações-tubo maiores, temos optado pela interdição parcial, para minimizar o incômodo e os passageiros continuarem a usar a estação”, diz Portela.

Nesta semana, entraram em obras seis estações-tubo. CONFIRA AQUI. Na próxima segunda-feira (7/4), a estação-tubo Bento Viana, sentido Santa Cândida, entra em reforma, com desativação parcial até 3 de maio. 

Avisos

No período de obras, os passageiros precisam ficar atentos porque as estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por meio de cartazes nos ônibus e de Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas próprias estações-tubo.