Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dança contemporânea

Referência internacional na dança, Andrea Lerner assume direção artística da Casa Hoffmann em Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel recebe a coreógrafa Andrea Lerner, nova coordenadora de dança da Casa Hoffmann. Curitiba, 09/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

A coreógrafa curitibana Andrea Lerner está de volta à Casa Hoffmann, agora como coordenadora de dança do espaço da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), localizado no coração do Largo da Ordem. A convite do prefeito Eduardo Pimentel e da equipe da FCC, ela retorna ao comando do espaço que ajudou a fundar em 2003, com a missão de resgatar a vocação original da Casa como centro de pesquisa em linguagem do movimento, formação e residência artística.

Andrea foi a primeira curadora da Casa Hoffmann, em 2003, e retorna agora, 22 anos depois, para liderar uma nova fase do espaço. Ao lado de Rosane Chamecki, ela assinou a programação das primeiras atividades da Casa Hoffmann, que surgiu como uma iniciativa pioneira da FCC para fomentar os estudos do movimento e ampliar as possibilidades de criação em dança. 

No preview available

Andrea Lerner,  coreógrafa.

“Você é uma referência na dança moderna e sei que fará aqui um trabalho de excelência para levar o nome de Curitiba e da Casa Hoffmann ao país e para o mundo. Quero o espaço ocupado com muita atividade gratuita, apresentações importantes e também crianças para ajudar na formação de plateia”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel que esteve na Casa Hoffmann nesta quarta-feira (9/4) para receber a artista.

Ao longo dessas duas décadas, a Casa Hoffmann se consolidou como referência nacional ao oferecer residências artísticas, cursos, workshops e encontros com nomes consagrados do Brasil e do exterior. Andrea tem trajetória internacional, é fundadora da companhia Chamecki-Lerner, sediada em Nova Iorque (EUA), e carrega uma visão artística que alia inovação, experimentação e formação.

Durante o encontro com o prefeito, Andrea compartilhou sua visão para o novo ciclo da Casa Hoffmann, que inclui a retomada do programa de bolsas para artistas residentes, a realização de oficinas com nomes nacionais e internacionais e a criação de uma agenda sólida para o ano.

“Meu trabalho aqui vai ser focado em intercâmbio e visibilidade para artistas locais, nacionais e internacionais. A inclusão e o diálogo entre diferentes corpos, culturas e discursos também estarão dentro da linha da Casa Hoffmann. Estou muito feliz em voltar”, disse Andrea.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, a presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Juliana Midori, também estiveram no encontro que contou ainda com a presença dos diretores da Fundação Cultural de Curitiba e do presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, José Luiz Velozzo. 

Andrea se junta à equipe do ICAC, que administrada a Casa Hoffmann por meio de contrato de gestão com a FCC. 

Plano de trabalho

A proposta apresentada por Andrea à FCC contempla ações voltadas à qualificação artística com muitos workshops e cursos. Além das residências artísticas para selecionar grupos ou artistas individuais por semestre para usar o espaço da Casa Hoffmann gratuitamente em ensaios semanais.

Outra proposta de destaque é a realização de laboratórios semestrais, com criações participativas conduzidas por coreógrafos nacionais e internacionais, voltadas a profissionais, estudantes e artistas das artes performativas.

A Casa Hoffmann também oferecerá aulas profissionalizantes em áreas como iluminação, cenografia e captação de recursos para projetos artísticos. O plano de trabalho prevê ainda aulas abertas à comunidade, com atividades como yoga, danças populares e urbanas.

Outra frente são as parcerias da Casa Hoffmann com instituições e organizações como o Campo das Artes (São Luiz do Purunã), Corpo Rastreado (São Paulo) e Casa da Dança (Portugal).

Formada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Andrea Lerner tem vasta carreira no universo da dança, coreografia e das artes em geral. Sua trajetória profissional foi moldada em Nova Iorque, onde reside desde 1989.