A equipe de Fiscalização da Rede de Proteção Animal de Curitiba, com o apoio da Patrulha de Proteção Animal da Guarda Municipal, fez a apreensão de sete cavalos, na manhã desta segunda-feira (7/4), no Parque Linear do Cajuru. A operação aconteceu depois de denúncias de maus-tratos feitas à Central 156 da Prefeitura de Curitiba.
Segundo o coordenador da Rede de Proteção Animal, Fabiano Cruzara, no local havia cavalos soltos e alguns presos por cordas, todos expostos a riscos. “Os animais apresentavam ferimentos de montaria no dorso, machucados nas pernas e na face decorrentes de fricção de cordas”, explicou Cruzara.
Os cavalos foram levados para o Centro de Referência de Animais em Risco (Crar), da Rede de Proteção Animal de Curitiba.
Infração
Deixar animais de grande porte soltos ou atados por corda em locais públicos de Curitiba é infração à Lei Municipal n° 14.741/2015, regulamentada pelo Decreto n° 80/2018. Tal prática resulta na apreensão dos animais e multa aos responsáveis, além de poder também ser enquadrada como maus-tratos devido aos riscos a que os animais são expostos.
Interessados em adotar os cavalos, obrigatoriamente para manutenção em área rural, fora do Município de Curitiba, devem se cadastrar no site protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br e enviar e-mail para protecaoanimal@curitiba.pr.gov.br com a comprovação de cadastro de imóvel regularizado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).